SóProvas


ID
1853074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca dos modelos de dados relacional e dimensional em engenharia de software, julgue o item que se segue.

Em um modelo de dados relacional, a integridade referencial assegura que os valores dos campos presentes na chave estrangeira apareçam na chave primária da mesma tabela, a fim de garantir a integridade dos dados.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está com o texto um pouco esquisito. O CESPE considerou a alternativa correta, mas eu tenho algumas considerações que me deixaram com dúvida sobre o gabarito da questão. Vamos pensar no caso concreto, uma tabela aluno e outra tabela responsável. Para garantir a integridade entro os dois o CPF do responsável deve aparecer na tabela aluno como chave estrangeira. CPF é chave primária da relação responsável e chave estrangeira na relação aluno. Vejam que neste caso elas não são a mesma entidade.

    Agora vamos analisar uma relação funcionário com um atributo gerente que é o CPF do funcionário que gerencia. Veja que a coluna GERENTE vai receber o valor do CPF de outro funcionário da mesma tabela. Neste caso temos uma chave estrangeira composta por um atributo da mesma relação. Que ficaria coerente com a questão.

    Na minha humilde opinião o texto da questão pode ser facilmente derrotado com o contra exemplo do primeiro parágrafo do comentário. Por isso, deixei uma interrogação ao lado do gabarito.

    Fonte: comentário do professor Thiago Cavalcanti do Estratégia Concursos.

  • bah, entendi nada nessa questão tbm. Mesma tabela?

     

     

    ATUALIZAÇÃO: o gabarito foi atualizado para ERRADA! Agora faz sentido

  • CESPE PIROU!!!

    Isso é apenas uma possibilidade e, por sinal, uma exceção!

    A questão usa a palavra GARANTIR!! Para garantir a integridade dos dados, com relação a uma chave estrangeira, precisamos que a tabela de origem da informação possua valor correspondente e único na referida tabela, que pode ser, inclusive, ela mesma!

    Essa questão só não terá o gabarito, no mínimo alterado se o CESPE arbitrariamente não quiser. 

  • Escolha duvidosa de palavras ao dizer "da mesma tabela".
    Estaria correto se dissesse "que os valores dos campos presentes na chave estrangeira apareçam na chave primária da tabela referenciada"

  • Quando falamos em integridade referencial, devemos nos lembrar da chave-estrangeira. Ela é o mecanismo que o SGBD usará para que aparecem valores na tabela de origem, segundo a chave-primário da tabela referenciada e não da mesma tabela como a foi dito na questão.

  • Atualizando essa questão. Ela é realmente ERRADA. O CESPE deu primeiro como CERTO, mas aparentemente mudou sua opinião. 

    Formas de quebrar a questão e mostrar que ela está errrada.

    1 - Chave estrangeira pode ser para a mesma tabela, que seriam os auto-relacionamentos.

    2 - Chave estrangeira não necessariamente é para a chave primária, pode ser para a chave candidata também.

    Portanto, gabarito ERRADO.

  • O que torna a sentença ERRADA é a expressão assegura

    Na verdade, segundo o conceito de Integridade Referencial, os valores dos campos presentes na chave estrangeira podem aparecer na chave primária da mesma tabela mas não necessariamente, pois podem aparecer nas chaves primárias de outras tabelas.

  • ERRADO

     

    Vejam os comentários do  João Pereira e do Augusto. É isso mesmo.

     

    A chave estrangeira é chave primária de sua entidade "original". Na que está presente não necessariamente é chave primária!!!

  • Em um modelo de dados relacional, a integridade referencial serve para garantir a existência de uma relação pai-filho entre os registros, ou seja, que exista uma relação em que se existe um "filho" é porque o "pai" existe. Caso o pai deixe de existir, o filho também deixará.

    Esta integridade é conhecida como Chave Estrangeira.

    Na tabela "filho" existe uma chave Estrangeira com a chave primária da tabela "pai".

     

    Assim: Em um modelo de dados relacional,  a integridade referencial assegura que os valores dos campos presentes na chave primária apareçam na chave estrangeira da tabela filha, a fim de garantir a integridade dos dados.

     

    Assim, não é a chave estrangeira que aparece na chave primária mas sim a chave primária que aparece na chave estrangeira. 

     

    Obs.: A referência da tabela filha quase sempre é uma outra tabela. Pode acontecer de termos uma tabela que auto se relacione com ela mesmo. Independente disto, a questão está incorreta por considerar a integridade dos dados em uma mesma tabela.

     

    Assim, a questão está ERRADA. Fonte:Prof Rodrigo Rodrigues-Tec

  • GABARITO PRELIMINAR: C

    GABARITO DEFINITIVO: E

    Motivo: A integridade referencial, na verdade, assegura que um valor que aparece em uma tabela para um determinado atributo apareça em um outro atributo em outra tabela.

     

    Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/FUNPRESP_15/arquivos/FUNPRESP_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF

      

    Tanto a questão original quanto a justificativa estão erradas.

    O relacionamento poderia ser para um atributo na mesma tabela (invalida a justificativa), como também, para um atributo em outra tabela (invalida a questão original).

  • Essa não é uma definição correta de integridade referencial. Esse tipo de integridade não assegura que os valores da chave estrangeira apareçam na chave primária da mesma tabela, e sim da tabela referenciada, seja esta a mesma ou outra tabela. Se a palavra “assegura” tivesse sido trocada por uma expressão menos taxativa, no campo das possibilidades, poderíamos ter considerado correta.

  • ERRADO

    não é a chave estrangeira que aparece na chave primária mas sim a chave primária que aparece na chave estrangeira. 

  • INTEGRIDADE REFERENCIAL” assegura que os valores presentes na Chave Primária (da Tabela Referência) apareçam na Chave Estrangeira (da Tabela que faz referência á) outra tabela.

    TABELA REFERÊNCIA - Chave Primária ou Candidata (essa é a tabela que contém os dados do qual iremos utilizar na outra tabela que será criada.

    * Empresta-se dessa tabela, um dado importante, que possa ser usado como uma referência específica na outra tabela. Ex: um CPF de um funcionário, ou seu número de matrícula. **Tanto o CPF quanto a Matrícula são candidatos á serem o “dado referência” dessa tabela (por serem dados únicos - NÃO EXISTE DOIS FUNCIONÁRIOS COM MESMO NÚMERO DE MATRÍCULA, nem DUAS PESSOAS COM MESMO CPF), que depois de escolhido, se torna o “Dado Primário Referência ou a Chave Primária dessa tabela”.

    O dado que não foi escolhido, continua apenas como candidato(a) ao cargo de dado primário, mas que pode ser usado como referência “para a outra tabela” (por ser um dado tão importante e único quanto o que foi escolhido). Ele será uma chave da tabela, mas continuará Candidata.

    **Daí, se pode utilizar tanto a chave Candidata quanto a Primária para compor a outra tabela.

    ————————————————————————————————————————————————-

    TABELA que faz referência a outra - Chave Estrangeira (chave que veio de fora, veio de uma outra tabela)

    *A Chave Estrangeira (da tabela que está fazendo referência a outra) não será necessariamente “a” chave primária da outra tabela. Ela pode ser tanto a referência de uma chave Candidata, quanto de uma chave Primária (uma ou outra, nunca de duas chaves para uma mesma tabela).

    *Ambas do mesmo Banco de Dados, mas de tabelas distintas (uma referenciando a outra na relação).

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos!

  • Se a chave é estrangeira, não tem como ser primária da mesma tabela.

  • arebaba

  • se invertesse a questão estaria correta, né?

    tipo: Em um modelo de dados relacional, a integridade referencial assegura que os valores dos campos presentes na chave primária apareçam na chave estrangeira da mesma tabela, a fim de garantir a integridade dos dados. ???????????

  • Integridade referencial é um conceito relacionado à chaves estrangeiras. Este conceito diz que o valor que é chave estrangeira em uma tabela destino, deve ser chave primária de algum registro na tabela origem.

    Bons estudos, PF!

  • Questão: Errada:

    Correção: Em um modelo de dados relacional, a integridade referencial assegura que os valores dos campos presentes na chave estrangeira apareçam na chave primária da tabela origem, a fim de garantir a integridade dos dados.

    A questão diz: que os campos presentes na chave estrangeira apareçam na chave primária da mesma tabela.

    OBS <<>> Embora a chave estrangeira possa apontar para a a chave primaria da mesma tabela, um exemplo de autorrelacionamento, na maioria das vezes não é isso que acontece.

    ============================================================================================

  • Gabarito: ERRADO

    integridade referencial define que os valores dos campos que aparecem numa chave estrangeira devem aparecer na chave primária (candidata) da tabela referenciada.

    Em outras palavras, essa integridade avalia se a associação de duas relações está correta. Por exemplo, se uma relação não faz referência a outra inexistente.

    EXEMPLO: Considerando que na tabela TbEmprestimo há um campo que referencia o CPF de uma pessoa, então, este valor deve existir na tabela TbPessoa como sendo uma chave primária.

  • INTERGRIDADE DE DADOS - Manutenção e garantia da consistência e precisão dos dados, sendo um aspecto critico do design, implementação e uso de sistemas de armazenamento de dados. A integridade é atingida por meio da aplicação de RESTRIÇÕES DE INTEGRIDADE:

    Integridade REFERENCIAL - Uma restrição de integridade REFERENCIAL assegura que valores de uma coluna em uma tabela são validas baseadas nos valores em uma outra tabela relacionada.

    "Ou seja, é um tipo de restrição que tem a ver com relacionamento. Uma coluna de chave primaria em uma tabela tá ligada a uma coluna de chave estrangeira em outra tabela. Os valores que você insere na coluna de chave estrangeira tem que existir na chave primaria da outra tabela pra não violar a integridade referencial."

    Ex: Se um produto de ID 523 for cadastrado em uma tabela de vendas, então um produto com ID 523 deve existir na tabela de produtos relacionada.

    Fonte: Bóson Treinamentos - Modelagem de dados- Restrições de Integridade

  • "chave estrangeira apareçam" na chave primária da mesma tabela, a fim de garantir a integridade dos dados.

    Aí eu marquei errado o gabarito (E)