-
Root -
Os sistemas operacionais modernos, herança de sistemas Unix da década de 1970, tem níveis de permissões para acessos controlados, que impedem que pessoas não autorizadas de acesar documentos de outros usuários, ou mesmo acesso de documentos entre usuários. Isso também impede que qualquer um modifique ou apague os arquivos que constituem o sistema operacional (os arquivos do sistema).
(...)
O usuário administrador possui tais credenciais, conseguindo executar tarefas de instalação, acessar e modificar arquivos do sistema operacional. Com sistemas *Nix, ou seja, Unix e Linux, o processo se dá da mesma forma. Há o usuário comum ou limitado, onde só consegue navegar no seu próprio diretório pessoal e tem a liberdade total de agir somente lá. E há o usuário com poderes administrativos, que permite instalar programas, modificar arquivos do sistema e arquivos de configurações.
Gab- Certo
-
GABARITO CORRETO!
O root é um usuário que tem total controle de todo o Linux e é o administrador do sistema. Ou seja, isso torna root perigoso e somente usuários avançados que entendem as implicações devem usá-lo. Pelo risco envolvido, o melhor a fazer é desativar a conta de root. Quando se trata de Linux e de sistemas operacionais semelhantes (como o Unix), o usuário root é a ferramenta mais poderosa.
Com o root, o sistema inteiro pode ser modificado e ajustado, mas pode tornar-se perigoso se cair em mãos erradas. Por isso, é recomendável que apenas aqueles que realmente entendem a importância do usuário root, possam usá-lo. Para todos os outros, o ideal é desativar esta conta.
-
Gabarito: certo
Prova: CESPE - 2018 - EBSERH - Técnico em Informática
O usuário root no Linux pode efetuar todas as tarefas administrativas e também efetuar qualquer operação, como apagar ou modificar arquivos importantes e alterar a configuração do sistema.(certo)
Prova: CESPE - 2016 - TCE-PA - Auditor de Controle Externo - Área Informática - Analista de Suporte
Por padrão, qualquer usuário criado em um servidor Linux é do tipo root.(errado)