SóProvas


ID
1853143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere ao serviço de diretório AD (Active Directory) em ambiente Windows 2012 Server R2, julgue o próximo item.

Em uma configuração de domínio do AD, é possível haver um servidor DNS integrado ao AD.

Alternativas
Comentários
  • Fui pelo princípio nishimura! 

  • Active Directory tem muitas dependências na infraestrutura de DNS. Ou seja, Active Directory usa DNS. O que deve decidir é quem terá autoridade sobre as zonas, se são seus servidores DNS ou seus servidores controladores de domínio.

  • Correta.

    Desde o Windows Server 2000 é possível configurar o Active Directory de forma integrada ao DNS.

    Com essa configuração, há os seguite benefícios:

    - Atualizações multi-master baseada na replicação do Active Directory.

    - Recursos de segurança avançada, baseados nos recursos do Active Directory. 

    - O mecanismo de replicação do Active Directory se encarrega de manter as várias cópias sincronizadas.

    - Com esse modelo, qualquer servidor DNS que contenha uma zona integrada ao Active Directory, poderá receber atualizações dinâmicas enviadas pelos clientes. Com isso não haverá um ponto único de falha, como no caso do modelo baseado em zonas padrão.

  • "Outro importante ponto é que o Active Directory depende totalmente do serviço DNS para a resolução de nomes dos objetos do domínio."

     

    - Material do Estratégia Concursos, professor Celson Jr.

  • Gabarito CORRETO!

    Active Directory (AD) é uma ferramenta da Microsoft utilizada para o gerenciamento de usuários de rede, denominada serviço de diretório. Um diretório nada mais é do que um banco de dados contendo informações dos usuários de uma organização, tais como nome, login, senha, cargo, perfil e etc.

    O AD é implementado em protocolo LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), que, traduzido ao pé da letra, significa: Protocolo Leve de Acesso a Diretório. Trata-se de um protocolo livre que é conhecido como o padrão do mercado para gerenciamento de informações de diretório distribuído sobre uma rede de Protocolo da Internet (IP).

    Através da implementação de serviço LDAP, o Active Directory permite o uso de um único diretório para controle de acesso a todos sistemas e serviços dentro de uma rede corporativa. Isso significa que o colaborador de uma empresa não precisa criar um usuário e senha para cada sistema que tiver acesso, e sim utilizar seu usuário e senhas únicos(as). 

  • Os nomes de domínio do Active Directory são, geralmente, os nomes DNS completos dos domínios.