-
CERTO.
O CBC é o modelo mais intermediário de cifragem de bloco. A ideia do CBC é utilizar um vetor de inicialização – VI em uma operação com o primeiro bloco e, em seguida, usar o bloco cifrado para realimentar a entrada do segundo bloco. Ou seja, realiza-se uma operação entre o primeiro bloco cifrado com o segundo bloco em claro, para posterior aplicação da chave e assim sucessivamente.
Entretanto, percebemos que a mudança é tão somente na composição da entrada para cifragem, não gerando nenhuma alteração na chave por padrão. Alguns algoritmos implementam recurso de segurança para gerar chaves diferentes. Como a questão simplesmente quis avaliar a possibilidade de se utilizar a mesma chave, não temos problema em marcar CORRETO.
Prof. André Castro - Estratégia Concursos
-
CERTO.
Segundo Stallings(2008,p.127),"No CBC(Cipher Block Chaining), a entrada do algoritmo criptográfico é o XOR do bloco de texto claro atual e o bloco de texto cifrado anterior; a mesma chave é usada para cada bloco."
CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE REDES-WILLIAN STALLINGS-4 EDIÇÃO 2008.
-
confundi com o seguinte:
Algoritmos diferentes de criptografia e decriptografia
-
CERTO.
O OCB, apesar de mais evoluído do que o método ECB, também utiliza a mesma chave para cada bloco de dados. De forma resumida, nesse esquema OCB a entrada do algorítmo criptográfico é o seguinte:
f(x)=bloco de texto claro atual (XOR) bloco de texto cifrado anterior. (obs: a mesma chave é usada para cada bloco).
Dessa forma, apesar de a mesma chave ser utilizada para cada bloco, existe um processo de encadeamento de blocos. Assim, se a mensagem tiver elementos repetitivos, esse padrão não ficará exposto devido ao encadeamento entre os blocos.
Fonte: CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE REDES-WILLIAN STALLINGS-4 EDIÇÃO 2008
-
KD O COMENTÁRIO DO PROFESSOR ? --'
-
Algoritmos Simétricos - Bloco
- DES
- Cifração Múltipla (3DES)
- AES
- Modos de Operação
Algoritmos Simétricos - Fluxo
- One Time Pad
- RC4
-
Completando 20 na gasosa,
One Time Pad é inquebrável.