SóProvas


ID
1853626
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya.

Alternativas
Comentários
  • Aedes aegypti


    Fonte: tv globo

    Ué aprendi vendo comercial!

  • Será que alguém "ERRA" uma questão dessa?

  • kkkkkkk é tão fácil essa questão que o unico que erraria essa questão seria um indivduo que mora em alguma caverna e faz fogo com gravetos ! 

  • O mosquito do gênero Aedes é responsável por transmitir diversas enfermidades

     

    O Brasil é um país que apresenta vários tipos de clima, com predominância dos quentes e úmidos. Essa característica faz com que uma grande quantidade de insetos estabeleça-se em nosso território, como é o caso dos mosquitos do gênero Aedes, que se desenvolvem, principalmente, em zonas tropicais e subtropicais.

     

    Os mosquitos do gênero Aedes são importantes vetores de doenças. No Brasil, o Aedes aegypti é a espécie que merece maior atenção. Como exemplo de doenças provocadas por esse mosquito, podemos destacar a dengue, a chikungunya e a zika.

     

    Além de serem transmitidas pelo mesmo mosquito, a dengue, a chikungunya e a zika são doenças que apresentam alguns sintomas semelhantes, o que pode dificultar o diagnóstico. Entretanto, pequenas diferenças existem e podem ser usadas como critério para a diferenciação.

     

    O tratamento da dengue, chikungunya e zika é praticamente o mesmo, uma vez que não existem medicamentos específicos para nenhuma dessas enfermidades. Recomenda-se que o paciente, nos três casos, permaneça em repouso e beba bastante líquido. Alguns medicamentos são indicados para dor, mas não se deve fazer uso de remédios que contenham ácido acetilsalicílico, pois eles podem desencadear hemorragias.

     

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/doencas/diferencas-entre-dengue-chikungunya-zika.htm

     

  •  

    Psychoda alternata - Não se tem notícia de alguma doença que esteja vinculada à esse díptero. No Brasil, ocorrem quatro espécies Psychoda alternata, Psychoda cinerea, Psychoda satchelli e Telmatoscopus albipunctatus. No caso da sua presença em banheiros, seus ovos são depositados nas paredes dos ralos, próximo à superfície da água.

    Aedes albopictus - pertence ao grupo Scutellaris do subgênero Stegomyia. É considerada a segunda espécie de Culicidae em importância para o homem, como vetor do vírus da dengue, sendo superado apenas pelo Aedes aegypti (Linnaeus). A dengue coloca em risco a saúde de 2.5 a 3 bilhões de pessoas que habitam as regiões urbanas e suburbanas de 100 países das regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo.

    Anopheles darlingi - A malária é causada pelos mosquitos da espécie Anopheles que são portador de plasmódios da malária. No Brasil, a maior incidência dessa doença se dá pelo ataque por ess espécie de mosquito, sendo esse o principal vetor da Malária. Outras espécies também são transmissoras como a Anopheles aquasalis ou o Anopheles albitarsis.

    Culex quinquefasciatus - A filariose é uma doença comum em países com clima quente e úmido como o Brasil, possui grande importância na África ,e foi uma doença prevalente no Brasil, mas hoje, encontra-se restrita a alguns focos persistentes no Pará, Pernambuco e Alagoas. Não são todas as espécies do gênero Culex que transmitem a doença, no Brasil destaca-se o Culex quinquefasciatus. Esse mosquito possui hábito noturno, o que quer dizer que costuma picar durante a noite (diferente do Aedes). É um inseto bem adaptado aos costumes humanos, procriando-se com facilidade em águas poluídas.