-
Não concordo com o gabarito A, pois deve-se notificar os casos de doença de chagas AGUDA, então não seria TODOS como diz a alternativa
-
Cintia Ferreira logo depois ele afirma: Não devem ser notificados casos de reativação ou casos crônicos.
Sendo assim, a alternativa A, encontra-se verdadeira.
-
questão mal formulada....
-
-
Os casos agudos de Doença de Chagas é de notificação compulsória imediata
Os casos crônicos ou reativação dispensa-se a notificação.
-
QUESTÃO DESATUALIZADA
NOTIFICAÇÃO SEMANAL: DOENÇA DE CHAGAS NA FORMA CRÔNICA
IMEDIATA 24HRS PARA DUAS ESFERAS SMS E SES DOENÇA DE CHAGAS NA FORMA AGUDA
Transmissão
1 Vetorial: ao picarem os vertebrados, defecam após o repasto, eliminando formas infectantes, que penetram pelo orifício da picada ou por solução de continuidade deixada pelo ato de coçar;
2 Oral: ocorre a partir da ingestão de alimentos contaminados com T. cruzi. Esta forma, frequente na região Amazônica, tem sido implicada em surtos intrafamiliares em diversos estados brasileiros e tem apresentado letalidade elevada.
3 Transfusional: ocorre por meio de hemoderivados ou transplante de órgãos ou tecidos provenientes de doadores contaminados com o T. cruzi.
4 Vertical: Mulheres infectadas para seus bebês, durante a gestação ou o parto.
5 Acidental: ocorre a partir do contato de material contaminado (sangue de doentes, excretas de triatomíneos) com a pele lesada ou com mucosas, geralmente durante manipulação em laboratório sem equipamento de biossegurança.
-
Muitas doenças no Brasil ainda apresentam um curso endêmico, necessitando, assim, de registros junto aos serviços de vigilâncias em saúde, porém, outras doenças, devido à baixa magnitude, não necessitam de tal registro. Entre as doenças elencadas a seguir, dispensa-se a necessidade de notificação de: Doença de Chagas em sua fase crônica.
, questão da consulplan, com uma questão voce acerta a outra