SóProvas


ID
1854622
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um empresa farmacêutica quer adotar o Balanced Scorecard como ferramenta de gestão. O diretor de recursos humanos precisa propor indicadores relativos à categoria de objetivos “motivação, empowerment e alinhamento”, dentro da perspectiva “aprendizado e crescimento” do Balanced Scorecard. Seria um indicador adequado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E.
    Se você teve dúvida peça o comentário do professor. Quase não tem comentários em RH, e tem estudantes colocando textos de livro sem responder questão nenhuma. Nessa questão eu acho o "grau de satisfação dos funcionários" um indicador correto e eficiente, vai saber...

  • Odeio essa matéria.. Muito subjetivo.

     

  • PERSPECTIVA DO APRENDIZADO E CRESCIMENTO

    .

    São três as principais categorias da Perspectiva de Aprendizado e Crescimento:

    *Capacidades dos funcionários;

    *Capacidades dos sistemas de informação;

    *Motivação, empowerment e alinhamento.

    .

    Capacidades dos funcionários

    .

    As capacidades dos funcionários podem ser medidas basicamente por três medidas essenciais, quais sejam: satisfação, retenção e produtividade dos funcionários.

    .

    Capacidades dos Sistemas de Informação

    .

    É importante que os funcionários desempenhem suas funções com eficácia e para isso precisam de informações – sobre clientes, processos internos e as consequências financeiras de suas decisões.

    .

    Motivação, empowerment e alinhamento

    .

    A melhor forma dos funcionários contribuírem para o sucesso da organização é sua motivação e suas ações focadas nos interesses da empresa. Exemplo de indicadores é: o número de sugestões por funcionário, Importante salientar que os objetivos do individuo (funcionário) devem estar alinhados com o da organização. O trabalho em equipe, e o resultado desse trabalho, também tem relação com esta categoria.

  • Por si só, a matéria de Administração já desanima, agora, vc vir até ao QC e não encontrar uma questão comentada pelos professores, aí broxa qualquer cidadão concurseiro!

  • Pessoal, atenção as palavras chaves no comando da questão: “motivação (intrínseco), empowerment (fortalecimento do papel das pessoas dentro da org, participação e ampliação das responsabildiades) e alinhamento (estar voltado a estratégia da org, alinhado com os objetivos da org”. Isso dentro da dentro da perspectiva “aprendizado e crescimento” do BSC, ou seja, tá voltado para o que a empresa deseja identificar (pessoal, treinamento, procedimentos) a modo dela (a organização) se capacitar para o futuro. 

     a) produtividade por funcionário -> um funcionário pode produzir e nã estar motivado. Já morreu essa alternativa.

     b) índice de cobertura de informações estratégicas- > ok, vc poderia pensar no alinhamento, mas esse indicador está muito mais voltado para perspectiva processos internos do bsc por exemplo.

     c) grau de satisfação dos funcionários -> ok e onde está o alinhamento do comando da questão? Ficou vago falar apenas na satisfação dos funcionários. E os objetivos da org? Ainda não é essa a questão.

     d) índice de retenção dos funcionários -> ainda vago... uma empresa pode reter funcionários desmotivados (hoje em dia então, com o desemprego, quantos ficam anos nas empresas, baixo turover não signfica motivação por exemplo)

     e)número de sugestões por funcionário -> aqui está tudo ok com o comando da questão. Um funcionário motivado, procura participar, sugerir melhorias. Ele está praticando o empowerment e está alinhado com os objetivos da empresa (sugerindo algo para a melhoria da org). Isso é o que deseja a perspectiva do aprendizado e do crescimento, pois com sugestões dos funcionários a empresa tem a oportunidade de treinar, desenvolver-se, melhorar seus procedimentos, sistemas etc.

  • O Balanced Scorecard é utilizado por centenas de organizações do setor privado, público e em ONG’s no mundo inteiro e foi escolhido pela renomada revista Harvard Business Review (HBR) como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos.

    O seu surgimento está relacionado com as limitações dos sistemas tradicionais de avaliação de desempenho, o que não deixa de ser um dos problemas do planejamento estratégico, uma importante ferramenta de gestão estratégica.

    O BSC organiza-se em torno de quatro perspectivas: financeira, do cliente, interna e de inovação e aprendizagem. O nome Balanced Scorecard reflete o equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazos; entre medidas financeiras e não-financeiras; entre indicadores de tendência e ocorrências; entre perspectiva interna e externa do desempenho.

     

    Perspectiva do aprendizado e crescimento

    O objetivo desta perspectiva é oferecer a infraestrutura que possibilita a consecução de objetivos ambiciosos nas outras perspectivas.

    Essa perspectiva apresenta objetivos voltados à capacidade dos funcionários, dos sistemas de informação e à motivação, empowerment e alinhamento.

    Nesta perspectiva do BSC, deve identificar-se qual a infraestrutura que a empresa deve adotar para poder crescer e desenvolver-se no longo prazo. Assim sendo, a empresa como um todo (trabalhadores, gestores) deve trabalhar em conjunto no processo contínuo de aprendizagem e aperfeiçoamento da organização.

     A finalidade desta perspectiva do BSC consiste em investir na reciclagem e requalificação dos trabalhadores, na melhoria dos sistemas de informação e no alinhamento de procedimentos e rotinas da empresa.

     

    O BSC deve procurar:

    * Só conter a informação necessária e suficiente, tanto em qualidade como em quantidade, tendo em consideração os resultados a obter;

    * Ser concebido de forma estrutural, em cascata, agregando as variáveis e/ou indicadores chave desde o nível mais elementar ao nível mais alto, de modo a ir agregando indicadores até chegar aos mais resumidos, ou seja, às variáveis chave de cada área de responsabilidade;

    * Destacar o que realmente é relevante para a tomada de decisão;

    * Utilizar a representação gráfica para as variáveis chave e/ou indicadores chave de apoio à tomada de decisão para melhorar a percepção;

    * Conceber de forma normalizada para facilitar a leitura e interpretação em todos os níveis na organização.

     

    O texto narrado encaixa-se perfeitamente com o gabarito.  Letra E

    A fase Perspectiva do aprendizado e crescimento do BSC é exatamente informações. Sugestões. É fase de estudo. De análise, de contextualização para estruturar e dar guarida às outras fases do BSC

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard

  • Acho que para uma pessoa dominar essa matéria ela tem que ficar 5 anos estudando isso todo santo dia.

  • Nunca marcaria a letra E. Estava em dúvida entre C e D.