SóProvas


ID
1855285
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia‐o atentamente.

“Na era Republicana, o Brasil mantinha suas bases administrativas voltadas para a Teoria Geral da Administração. Foi neste período que as reformas organizacionais aconteceram com mais força nos Estados e também na educação. Junto deste movimento os reformistas da educação (Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e outros) instituíram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). A renovação educacional no início da Segunda República estava alicerçada nas teorias psicológicas de Lourenço Filho, na contribuição sociológica de Fernando de Azevedo e no pensamento filosófico e político de Anísio Teixeira."

                                                                                                                  (Sander, 2007, p. 28.)


Quanto ao aluno e professor, as principais características da Escola Nova são:

Alternativas
Comentários
  • A escola nova (XIX), chegando até a segunda metade do século XX, como um movimento contra as mazelas do modelo tradicional, propondo uma escola mais aberta, descentralizada e crítica da sociedade.

    A iniciativa desloca-se para o aluno e o centro da ação educativa situa-se na relação professor-aluno, partindo do princípio de que o aluno é o centro da escola, o protagonista principal do processo de ensino aprendizagem, em torno do qual as interações com o meio social e a questão pedagógica é aprender a aprender. São valorizadas a participação, autogestão e auto-responsabilidade.

    http://sirlene58.blogspot.com.br/2010/06/atividade-online-i.html

  • A letra D refere-se aos modelos de educação mais contemporâneos, ao passo que a Escola Nova apesar de ser um marco histórico e revolucionário ainda estava pautada no movimento liberal de educação.