SóProvas


ID
1855681
Banca
IBEG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

É um tipo de malware que se camufla, impedindo que seu código seja encontrado pelos antivírus. Estas aplicações têm a capacidade de interceptar as solicitações feitas ao sistema operacional, podendo alterar o resultado dessas solicitações.

São características de um:

Alternativas
Comentários
  • Rootkit é um software, na maioria das vezes malicioso, criado para esconder ou camuflar a existência de certos processos ou programas de métodos normais de detecção e permitir acesso exclusivo a um computador e suas informações. O sistema operacional Linux/Unix tem relação com o início desse software.

     

  • Rootkit tambem é software?no enunciado pede um tipo de malware e não software,Que confuso!(wagner respondeu errado!)

    Porem respondendo a questão: Rootkits são um tipo de malware cuja principal intenção é se camuflar, impedindo que seu código seja encontrado por qualquer antivírus.

  • O rootkit é um tipo de software sim!

    informação:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Rootkit

  • Jessica acredito que você está equivocada, segue ...:

    O que é um Malware?

    O termo malware é uma contração das palavras “malicious” (malicioso) e “software”. Simplificando, malware é qualquer código de software feito com a intenção de prejudicar dados, dispositivos ou pessoas. Quando se fala em vírus, cavalos de Tróia (Trojans) ou spyware e similares, fala-se de diferentes variações de um malware.

    Diferentes tipos de pessoas escrevem malware. A imagem mais tradicional de um autor de malware é a de um vândalo digital que quer testar suas habilidades. No entanto, hoje em dia é comum esses desenvolvedores de “black hat” software venderem suas capacidades a quem pagar melhor, oferecendo às organizações criminosas as ferramentas para atuarem no mundo digital. E ainda tem as agências governamentais de inteligência procurando acessar as informações contidas nos computadores, redes e dispositivos móveis de seus alvos.

    O que o malware faz?

    Os Malwares são definidos mais pela intenção de maldade de seu autor, do que pelas funcionalidades. No entanto, tradicionalmente, malwares podem ser divididos nas seguintes categorias:

    Vírus: Como na biologia, vírus se prendem a arquivos limpos e infectam outros arquivos limpos. Podem se espalhar descontroladamente, danificando uma funcionalidade principal de um sistema e apagando ou corrompendo arquivos. Geralmente aparecem como um arquivo executável.

    Trojans ou Cavalos de Tróia: Este tipo de malware se disfarça de software legítimo, ou está escondido em um software legítimo corrompido. Eles tendem a agir discretamente e criar brechas na segurança para permitir a entrada de outros malwares.

    Spywares: Como o nome sugere (spy = espião), spywares são malwares projetados para espionar as pessoas. Eles se escondem e espionam o que você faz online, incluindo suas senhas, números de cartão de crédito, hábitos de navegação e etc.

    Worms: Essa categoria de malware infecta redes inteiras de dispositivos, tanto locais quanto pela internet, usando interfaces de rede. Eles usam cada máquina infectada para infectar mais máquinas.

    Ransomwares: Também chamados de scareware, este tipo de malware pode sequestrar o seu computador e ameaçar apagar tudo caso o resgate não seja pago.

    Adwares: Apesar de nem sempre serem maliciosos, os que são particularmente agressivos podem enfraquecer sua segurança apenas para mostrar os anúncios — que podem trazer várias outras formas de malware. Além de aquelas janelas pop-up que ficam abrindo serem muito irritantes.

    Botnets: Botnets são redes de computadores infectados que são programados para trabalharem juntos sob o controle do atacante.

    http://www.avg.com/a/br-pt/what-is-malware

  • Rootkit: É um conjunto de programas e técnicas que esconde e assegura a presença de um invasor ou código malicioso em um computador comprometido. O objetivo do rootkit não é obter acesso privilegiado, mas mantê-lo, apagando vestígios da invasão.

     

    Victor Dalton

  • GABARITO A

    ROOTKIT   (Principal intenção é se camuflar, para assegurar a presença no computador comprometido, impedindo que seu código seja encontrado por qualquer antivírus).  NÃO pode ser recebido por e-mail. O Roockit transporta arquivos executáveis. Emails não permitem anexar arquivos executáveis.

    Os ROOTKITS são um conjunto de programas que oferecem mecanismos para esconder o invasor, assegurando a sua presença em um computador invadido.

    bons estudos

  • Um criminoso mata 5 pessoas e em um confronto armado com a polícia, é baleado e morto. A morte do criminoso NÃO vai desfazer a morte das 5 vítimas dele.

     

    Da mesma forma, as mudanças causadas por um rootkit não são desfeitas quando ele é removido.

     

    Professor Leonardo Gabriel