SóProvas


ID
1855795
Banca
IBEG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O lago Paranoá em Brasília é o lago Brasileiro mais bem estudado quanto ao processo de eutrofização. Diversos trabalhos foram realizados desde a sua construção, e início do processo de eutrofização até seu processo de despoluição. Esses estudos e o próprio lago demonstram que é possível despoluir um lago eutrofizado e torná-lo apto a se tornar um manancial para o sistema de coleta de água pública. Marque a opção correta sobre o controle da eutrofização e despoluição de ambientes limnicos.

Alternativas
Comentários
  • Em que a letra B e letra E estão errados?! 

  • qual o erro da letra B?

     

  • No livro Introdução à Engenharia Ambiental (Braga e outros autores), eles consideram a precipitação química de fósforo uma medida corretiva para deseutrofização de lagos.

    Talvez esse seja o erro da letra B, pois nesse processo haveria a inserção de fósforo e não remoção.

  • Vejo que o erro esta em afirmar a retirada do fósforo e nitrogênio da água eutrofizada. Mas como retira-los? Se tivesse afirmado que removeria as fontes dessas substancias e adicionalmente o bombeamento de 02 estaria correta.

  • c-Métodos para a deseutrofização de lagos tem sido testadas principalmente na europa. Uma técnica muito utilizada é a aeração do hipolímnio, especialmente recomendado para lagos profundos e que apresentam estratificação térmica.

  • A) Ambientes lênticos não possuem a capacidade de recuperar-se naturalmente do processo de eutrofização (capacidade de autodepuração reduzida)

    B) O epilímnio encontra-se em contato com a atmosfera, é o estrato mais superficial de um corpo d'água, não há necessidade de ser reoxigenada. Mas o hipolímnio, último estrato, precisa desse processo.

    C) GABARITO

    D) A retirada seletiva de massa de água é realizada com a evasão de água do hipolímnio (camada rica em nutrientes e pobre em oxigênio), permitindo a substituição pela água do metalímnio e epilímnio (aquelas que contêm menos nutriente e mais oxigênio)

    E) O processo de oxidação química é realizada com nitrato; logo, esse não pode ser disperso diretamente na massa de água, por isso o sedimento é envolto através da injeção de ar, só assim o oxidante pode ser aplicado.