SóProvas


ID
1856971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia

Com relação a metadados, julgue o item subsequente.

Direitos autorais, como direitos assegurados sobre o recurso, e cobertura extensão, ou escopo do conteúdo do recurso, são elementos do Dublin Core.

Alternativas
Comentários
  • 1) Title: Título - Um título será o nome pelo qual o recurso é formalmente conhecido, podendo ser o próprio título.

    2) Creator: Autor - Pode uma pessoa, uma organização ou um serviço.

    3) Subject: Assunto/ palavras-chave - O assunto será expresso com palavras-chave, descritores ou códigos de classificação que descrevem o tema do recurso (indica o conteúdo informativo) .

    4) Description: Descrição - descrição pode incluir tabelas de conteúdo, referências para uma representação de conteúdo ou um texto livre de relato do conteúdo.

    5) Publisher: Editor - Inclui uma pessoa, uma organização ou serviço.( o nome do editor deve ser usado para indicar uma entidade).

    6) Contributor: Contribuidor/ colaborador - Inclui uma pessoa, uma organização ou serviço.( o nome do editor deve ser usado para indicar uma entidade).

    7) Date: Data - Data será associada a criação ou disponibilização do recurso. recomenda-se o uso da norma ISO 8601 e segue o formato AAAA/MM/DD.

    8) Type: Tipo do recurso - Descrição de categorias gerais, funções, espécies ou níveis de agregação para o conteúdo, recomenda-se utilizar vocabulário controlado. ( para descrever manifestações física ou digital do recurso deve-se usar o elemento Formato).

    9) Format: Formato - Pode incluir o tipo da mídia ou as dimensões do recurso, pode ser usado para determinar o software, hardware ou outro equipamento necessário para mostrar ou operar o recurso.

    10) Identifier: Identificador do recurso - recomenda-se utilizar o string ou número conforme um sistema de identificação formal. Exemplo: (Uniform Resource Identificador - URI) e outros.

    11) Source: Fonte - O presente recurso pode ser derivado de uma fonte de recurso inteira ou em parte, recomenda-se utilizar o string ou número conforme um sistema de identificação formal.

    12) Language: Idioma - A recomendação para o melhor uso dos valores do elemento língua é definida pela RFC 1766 que inclui um código de língua em 2 letras( do padrão ISO 639), seguido opcionalmente pelo código do país em 2 letras também (do padrão ISO 3166).

    13) Relation: Relação - Recomenda-se utilizar o string ou número conforme um sistema de identificação formal.

    14) Coverage: Abrangência/ Cobertura - Inclui localização espacial, período temporal ou jurisdição, recomenda-se utilizar vocabulário controlado.

    15) Rights: Gerenciamento de Direitos autorais - Conterá uma declaração de gerenciamento de direitos para o recurso. Informações de Direitos frequentemente abrangem Direito de Propriedade Intelectual (Intellectual Property Rights - IPR), Copyright, e várias propriedades de Direitos.