SóProvas


ID
1856995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere ao desenvolvimento de coleções, julgue o item que se segue.

O descarte é uma parte do processo de desbastamento de coleções em uma biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • Eu marquei o item como certo e o gabarito oficial deu como errado. Não concordo, pois segundo Waldomiro Vergueiro, o desbastamento é um processo de retirada definitiva ou provisória de itens do acervo, com o objetivo de manter um equilíbrio no acervo, possibilitando adequar-se à demanda da comunidade usuária. O processo de desbastamento pode ocorrer de 3 formas: descarte, remanejo e conservação, logo, o descarte é uma parte do processo de desbastamento sim. Alguém pode dizer onde está o erro desta questão?

  • Questão Correta de acordo com o gabarito definitivo!

    Questão 98:
    http://www.cespe.unb.br/concursos/TJDFT_15_SERVIDOR/arquivos/216TJDFTSER_002_01.pdf 

    Gabarito definitivo:
    http://www.cespe.unb.br/concursos/TJDFT_15_SERVIDOR/arquivos/Gab_Definitivo_216TJDFTSER_002_01.pdf

  • Debastamento: é o processo de retirada de itens do acervo por estes não atenderem mais os objetivos estabelecidos na política de seleção e/ou por necessitar de processos de conservação. Esta retirada pode ser temporária ou definitiva. Tipos: descarte, remanejamento e retirada temporária para a conservação. 

  • Alguém sabe de onde foi tirada esta questão?O descarte faz parte do desbaste? E se o livro for para desbaste e voltar para o acervo caso seja solicitado pelos usuários? Help!

  • Weslene, e se o livro for remanejado para o acervo? O descarte não seria parte.

  • Jordanne, entendo seu argumento e acho que o problema é de redação mal feita do item. Pois pode gerar essa interpretação de uma parte no sentido de etapa a ser concluída, e aí necessariamente haveria de ter o descarte. Mas acho que o examinador quis dizer parte no sentido de uma das possibilidades do processo de desbastamento. Nesse caso, como desbastamento pode acarretar descarte, remanejamento ou conservação, estaria certo. 

  • Tem autores que consideram que o processo de desbastamento é composto por duas etapas: remanejamento e descarte
  • Remanejamento é sinônimo de desbastamento

  • Para Maciel e Mendonça (2000), o desbastamento consiste na retirada de documentos pouco utilizados pelos usuários, de uma coleção para outros locais para consultas eventuais. E o descarte, na retirada definitiva do item do acervo.

    Contudo, para Figueiredo (1998), "o desbastamento é um processo de de extrair títulos ou partes da coleção, quer para remanejamento, quer para descarte." (WEITZEL, 2013)