SóProvas


ID
1858765
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Em meio à comoção gerada pelos atentados terroristas em Paris, na França, um arcebispo nigeriano acusou países ocidentais de ignorarem a ameaça representada pelo grupo extremista Boko Haram. O arcebispo da cidade de Jos, Ignatius Kaigama, ainda pediu que a mesma atenção dada aos atentados na França seja dada aos militantes que atuam com cada vez mais violência no nordeste do país africano.”

(Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/01/150112_boko_haram_nigeria_mortes_rb.)

Com uma década de crescimento anual alto neste início de século, a Nigéria é, atualmente, uma das economias mais fortes do continente africano, com uma superpopulação formada por mais de 170 milhões de habitantes que vive fortes conflitos religiosos entre cristãos e muçulmanos e possui como fator impulsionador de seu crescimento econômico a

Alternativas
Comentários
  • http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-mark-mobius/2014/05/21/nigeria-um-gigante-africano/

  • Boko Haram (figurativamente, "a educação ocidental ou não-islâmica é um pecado", nas línguas faladas no Norte da Nigéria), oficialmente, em árabe: جماعة أهل السنة للدعوة والجهاد, „Jama'atu Ahlis Sunna Lidda'awati wal-Jihad“ ("Pessoas Dedicadas aos Ensinamentos do Profeta para Propagação e Jihad), é uma organização fundamentalista islâmica de métodos terroristas, que busca a imposição da lei Charia no norte da Nigéria.



    Ideologia.

    Oficialmente o Boko Haram alega que luta pela Charia, combate a corrupção do governo, a falta de pudor das mulheres, a prostituição e outros vícios. Segundo eles os culpados por esses males são os cristãos, a cultura ocidental e a tentativa de ensinar algo a mulheres e meninas. Segundo Boko Haram, as meninas sequestradas vão começar uma vida nova como servas.[2]

    A Charia virou lei no Norte da Nigéria, que tem uma maioria muçulmana.O sul, com a maioria cristã, não quer a Charia. O governo e a capital ficam no sul, mas, por causa das matanças, ameaças e o crescimento da população muçulmana, o número total dos muçulmanos pode ultrapassar o dos cristãos, e o Boko Haram exige a Charia para o país inteiro.


  • Rico em recursos naturais, a Nigéria dispõe de uma grande diversidade de minerais, porém a mineração é insignificante para o país. A extração do petróleo e do gás natural é a principal base da econômica. O país possui a segunda maior reserva de petróleo da África, com 37,2 bilhões de barris e é o décimo segundo maior produtor do mundo. 

    O combustível fóssil exerce um grande papel na economia do país, 40% do PIB nigeriano é referente à sua exploração. A descoberta do petróleo beneficiou muito a economia nigeriana, porém também gerou empobrecimento, conflitos, abusos contra os direitos humanos e danos ambientais. 

    Resposta: LETRA A

    fonte: http://fontesdeenergiacapuerj.blogspot.com.br/2014/09/exploracao-do-petroleo-nigeriano.html

  • A) grande extração petrolífera.


    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aspectos-economicos-nigeria.htm