SóProvas


ID
1858792
Banca
IDECAN
Órgão
CNEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Região de transição entre o esôfago inferior e o estômago, que também denomina-se esfíncter esofágico inferior, (EEI)." Trata-se de  

Alternativas
Comentários
  • Piloro: Esfincter que fica na posição final do estômago. 

    Cardia: Região de transição entre o esôfago inferior(abdominal) e o estômago. 

    Duodeno: Primeira porção do intestino delgado.

    Esôfago abdominal: O esôfago é dividido em três porções e sua nomeclatura sê dá pela localização em que o esôfago está inserido. 1 Região cervical: está em contato direto com a traqueia; 2 Região torácica do esôfago: situado na região do tórax. Obs: é a maior de todas as três regiões, possuindo comprimento de até 18 cm. 3 região abdominal ou inferior: se encontra sobre o diafragma e é a parte que se liga ao estômago. 

    fundo do estômago: Para entender, vamos à divisão do estômago: 

    1° cardia - primeira parte do estômago

    2° fundo: parte superior do estômago junto a cardia;

    3°corpo: parte principal do estômago entre as partes superior e inferior;

    4°antro: porção inferior (próximo ao intestino delgado), aqui é onde o alimento é misturado com o suco gástrico;

    5°Piloro: Última parte do estômago, age como uma válvula para controlar o esvaziamento do conteúdo do estômago para o intestino delgado (duodeno). 

  • Vou tentar passar meu conhecimento ainda pequeno de medicina para auxiliar nesta questão, e, por conseguinte, noutras q/ venham a tratar deste mesmo assunto. Vamos lá!

     

    Para melhor entendimento, vamos dividir o estômago em quatro partes básicas ignorando a divisão legal: 1) REGIÃO CÁRDIA; 2) FUNDO;  3) CORPO e 4) PARTE PILÓRICA

     

    1) A região cárdia, para mero entendimento, é onde o esôfago ligar-se-á ao estômago. Basta saber disto aqui.

     

    2) É uma região sem importância p/ concurso ou medicina em geral. Ela fica no canto superior esquerdo do estômago e complementa-se c/ o corpo estomacal.

     

    3) Corpo é o estômago propriamente dito sem maiores frescuras, onde os alimentos transformar-se-ão em líquido - quimo - p/ posterioermente ser enviado ao duodeno. Pegou?

     

    4) É a região que liga o estômago ao duodeno. Sempre que falarmos em pilore, temos que lembrar que é a região inferior do estômago, ou seja, não tem nenhum relação c/ esôfago - parte superior do mesmo. Aqui, o alimento processado, entendido como quimo, vai ser  enviado ao duodeno por esta região - que se divide em antro pilórico - início - , depois canal pilório - meio -  p/ finalmente ser lançado ao duodeno pelo piloro. Em suma, é isto q/ precisamos saber.

     

    Com estas informações em mente, vamos tentar responder agora?

     

    Q619595) Região de transição entre o esôfago inferior e o estômago, que também denomina-se esfíncter esofágico inferior, (EEI)." Trata-se de...

     

     a) piloro. (Liga-se ao esôfago? Não! Já esquecemos isto aqui)

     

     b) cárdia. (Como ele quer saber o nome da região, claro! Se é no canto superior  onde o esôfago alcança o estômago, só pode ser a região cárdia, que embora lembre coração, é exatamente a resposta. Sem conhecimento anatômico o candidato vai descartar esta imediatamente por achar que se relaciona com coração - pegadinha da banca -.)

     

     c) duodeno. (Duodeno liga-se ao esôfago? Fica sequer na parte superior do estômago? Não! Então, ignora esta porqueira)

     

     d) esôfago abdominal. (Esta opção poderia causar dúvidas, porque realmente o esôfago se divide em cervical, torácico e abdominal, que é de acordo c/ a passagem dele pelos respectivos hiatos. Mas, como a banca quer saber o nome da região de transição c/ o estômago, não há o que se falar de nome de órgão - esôfago inferior ou abdominal)

     

    e) fundo do estômago. (O fundo do estômago é a ponta superior dele. Embora esteja na região superior do estômago, fica do lado oposto à entrada do esôfago. Aqui sofre influência do diafrágma, então, descartamos esta alternativa também)

     

    ESTE COMENTÁRIO SERVE PARA MERA ORIENTAÇÃO, NÃO TENDO A FINALIDADE DE ESGOTAR OS TEMAS ABORDADOS. O ESTUDO DEVE SER APROFUNDADO POR MEIO DE MANUAIS DOUTRINÁRIOS BEM COMO DURANTE AS AULAS EXPOSITIVAS. BONS ESTUDOS! 

  • Alternativa B

    A JUNÇÃO GASTROESOFÁGICA É ENVOLVIDA PELO ESFÍNCTER ESOFÁGICO INFERIOR, TAMBÉM CONHECIDO COMO CÁRDIA .