SóProvas


ID
1859005
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma enfermeira é responsável pela equipe 51 da área de abrangência de uma Unidade Básica de Saúde. Após observar os indicadores de câncer de colo de útero de sua área, convocou sua equipe para planejamento do rastreamento organizado às mulheres. Dentre as informações que ela direcionou à equipe, assinale a alternativa que apresenta a informação correta segundo o Ministério da Saúde.

Alternativas
Comentários
  • Reforça a recomendação nacional para o exame citopatológico cervical o qual deverá ser realizado em mulheres de 25 a 60 anos de idade, ou que já tiveram tido atividade sexual mesmo antes desta faixa de idade, uma vez por ano e, após dois exames anuais consecutivos negativos, a cada três anos. 

    A  idade para as mulheres se submeterem ao exame de Papanicolau, por meio do qual é feito o diagnóstico de câncer de colo de útero, vai ser ampliada. Antes, ele era feito em mulheres entre 25 e 59 anos. Agora, a faixa etária será alongada até os 64 anos. 

    A coleta de material deverá ser feita a partir dos 25 anos de idade. Os exames preventivos devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos, nos últimos cinco anos. No caso das mulheres, com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame, devem ser feitos dois preventivos com intervalo de um a três anos. Se os dois resultados forem negativos, essas mulheres poderão ser dispensadas de exames adicionais.

  • Segundo o Cadernos de Atenção Básica, n° 13 - CONTROLE DOS CÂNCERES DO COLO DO ÚTERO E DA MAMA, 2ª edição, 2013.

    Recomendações:
    • O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é
    o exame citopatológico. O intervalo entre os exames deve ser de três anos, após dois
    exames negativos, com intervalo anual (A).
    • O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram
    atividade sexual (A).
    • Os exames devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa
    idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos
    cinco anos (B).
    • Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico,
    deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos,
    essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais (B).

  • RASTREAMENTO:

    >25 anos (sexualmente ativa) até 64 anos;

    - após 2 exames anuais negativos intervalo de 3 anos;

    > 64 anos: após essa idade, as mulheres que tiverem, pelo menos, 2 exames negativos consecutivos, nos últimos 5 anos serã dispensadas.

  • Errei pq fiquei na dúvida entre a C e a E. Pois as duas são corretas. Acredito que a E não é, pq no enunciado pergunta " as informações que ela direcionou à equipe", não pergunta qual é o exame que faz o diagnóstico.

  • O método principal e mais amplamente utilizado para rastreamento do câncer do colo do útero é o teste de Papanicolaou (exame citopatológico do colo do útero).

    A portaria nº 189 de 31 de janeiro de 2014 define parâmetros e incentivos financeiros de custeio e de investimento para funcionamento de serviços que, integrados à rede de atenção a saúde, realizem o diagnóstico e tratamento das lesões precursoras através de colposcopia, biópsia e exérese da lesão

    Papanicolaou rastreia e a colposcopia, diagnostica.