-
Reforça a recomendação nacional para o exame citopatológico cervical o qual deverá ser realizado em mulheres de 25 a 60 anos de idade, ou que já tiveram tido atividade sexual mesmo antes desta faixa de idade, uma vez por ano e, após dois exames anuais consecutivos negativos, a cada três anos.
A idade para as mulheres se submeterem ao exame de Papanicolau, por meio do qual é feito o diagnóstico de câncer de colo de útero, vai ser ampliada. Antes, ele era feito em mulheres entre 25 e 59 anos. Agora, a faixa etária será alongada até os 64 anos.
A coleta de material deverá ser feita a partir dos 25 anos de idade. Os exames preventivos devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos, nos últimos cinco anos. No caso das mulheres, com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame, devem ser feitos dois preventivos com intervalo de um a três anos. Se os dois resultados forem negativos, essas mulheres poderão ser dispensadas de exames adicionais.
-
Segundo o Cadernos de Atenção Básica, n° 13 - CONTROLE DOS CÂNCERES DO COLO DO ÚTERO E DA MAMA, 2ª edição, 2013.
Recomendações:
• O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é
o exame citopatológico. O intervalo entre os exames deve ser de três anos, após dois
exames negativos, com intervalo anual (A).
• O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram
atividade sexual (A).
• Os exames devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa
idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos
cinco anos (B).
• Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico,
deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos,
essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais (B).
-
RASTREAMENTO:
>25 anos (sexualmente ativa) até 64 anos;
- após 2 exames anuais negativos intervalo de 3 anos;
> 64 anos: após essa idade, as mulheres que tiverem, pelo menos, 2 exames negativos consecutivos, nos últimos 5 anos serã dispensadas.
-
Errei pq fiquei na dúvida entre a C e a E. Pois as duas são corretas. Acredito que a E não é, pq no enunciado pergunta " as informações que ela direcionou à equipe", não pergunta qual é o exame que faz o diagnóstico.
-
O método principal e mais amplamente utilizado para rastreamento do câncer do colo do útero é o teste de Papanicolaou (exame citopatológico do colo do útero).
A portaria nº 189 de 31 de janeiro de 2014 define parâmetros e incentivos financeiros de custeio e de investimento para funcionamento de serviços que, integrados à rede de atenção a saúde, realizem o diagnóstico e tratamento das lesões precursoras através de colposcopia, biópsia e exérese da lesão
O Papanicolaou rastreia e a colposcopia, diagnostica.