SóProvas


ID
1862635
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Um memorando destina-se

Alternativas
Comentários
  • Gab: D.


     3.4. Memorando


    3.4.1. Definição e Finalidade


      O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.


      Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.


      Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm


  • Colocar "aviso" na definição de memorando deu uma complicada.

  • Memorando também é AVISO agora?

  • fgv é aquela criança de 2 anos que você precisa de um tempo de convivência pra entender o que ela fala

  • memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.

  • Chega dar nojo..............

  • Tem que achar o livro que fala sobre essa matéria (sem ser o MRPR). 

    Bora pesquisar!

    Em tempo: letra "d" é o gabarito. 

  • Letra D.


    O que você precisa saber sobre o memorando está abaixo, todas essas

    informações já foram cobradas em prova.


    “O documento adequado para a comunicação entre setores da mesma instituição é o memorando".


    O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.”


    Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, a serem adotados por determinado setor do serviço público.


    A Principal característica do memorando é a agilidade. Por isso, os despachos referentes ao assunto tratado devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.


    Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

  • até na redação oficial a FGV quer meter interpretação.

  • Letra D.

    Vamos eliminar as letras a, b, c e e.

    a) Errada. Não há exigência de ser curto. Deve ser impessoal.

    b) Errada. Não é caracterizada pelo sigilo.

    c) Errada. Não há exigência de ser longo ou detalhado.

    e) Errada. Não há a propriedade “urgência” e não há especificação temática (problemas de segurança).

    Questão comentada pelo Prof. Bruno Pilastre

  • Quem tenta explicar uma maconha dessa está puxando sardinha para o próprio lado.