SóProvas


ID
1862641
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Na redação de um parecer sobre determinado assunto, o Agente de Apoio Administrativo deve empregar o seguinte tipo de linguagem:

Alternativas
Comentários
  • Pergunto-me: O que seria uma linguagem FAMILIAR?

  • Imagino que seja uma linguagem da qual todos conhecem ex: girias de um determinado local

  •         A linguagem dos textos oficiais deve sempre pautar-se pelo padrão culto formal da língua (v. 1.2. A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais). Não é aceitável, portanto, que desses textos constem COLQUIALISMOS ou expressões de uso restrito a determinados grupos, que comprometeriam sua própria compreensão pelo público. Acrescente-se que indesejável é também a repetição excessiva de uma mesma palavra quando há outra que pode substituí-la sem prejuízo ou alteração de sentido.

     

    (MRPR)

  • Essa pergunta é da FGV mesmo? rs

  • kkkkkkkkkkkkkk

  • Letra E.


    FORMALIDADE:


    A formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.


    Obs.: As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, devem obedecer regras de forma.


    IMPESSOALIDADE:


    A impessoalidade é alcançada pela ausência de impressões individuais de quem a comunica, pois será sempre em nome do Serviço público e não em nome de determinado servidor ou funcionário público.


    A impessoalidade evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dada ao texto oficial.


    Obs.: O universo temático (o assunto) das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, não cabendo qualquer tom particular ou pessoal, ou seja, o assunto tratado deve ter caráter impessoal. Logo, a redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora.


    USO DO PADRÃO CULTO DA LINGUAGEM:


    O uso do padrão culto da linguagem deve ser usada, em regra, de entendimento geral e avesso a vocábulos de circulação restrita, tais como a gíria e o jargão. A linguagem coloquial deve ser evitada.


    O uso do padrão culto da linguagem ocorre com os textos oficiais: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua.


    Atenção! Não existe um padrão oficial de linguagem na redação oficial, o que há é o uso do padrão culto da linguagem nos atos normativos e comunicações oficiais. O padrão culto da linguagem, não é uma forma de linguagem burocrática.





  • Meu curso de Física para PRF 2021

    Link: https://linktree.com.br/new/Meu_Instagram