-
LETRA E!
I) Incorreta
II) Correta: CDs e DVDs são memórias óticas. Um HD DVD e um Blu-ray também são memórias óticas.
III)Correta: a existência das memórias magnéticas (disquetes, discos rígidos e fitas), óticas (citadas no item II), de estado sólido ou eletrônicas (RAM, ROM, Cache e Flash) e as magneto-óticas. Estas últimas não são mais fabricadas e nunca sequer chegaram a ser comercializadas em massa nos EUA ou no Brasil.
IV)Incorreta: o backup off-site, não o on-site.
-
I) incorreta porque as fitas magnéticas pertencem à classe de dispositivos que permitem acesso sequencial muito rápido e não permitem acesso direto.Como o acesso é sequencial, não existe necessidade de guardar endereços em hierarquia na fita, e a posição de um registro de informação é dada por um deslocamento em bytes (offset) relativo ao início do arquivo.
-
O item I está errado porque os backups em fitas magnéticas, como a própria construção diz, são meios magnéticos de armazenamento seqüencial, onde os dados estão gravado como nas antigas fitas K7. Para acessar o último dado, deveremos passar pelos anteriores. O item IV está errado porque o armazenamento on-site significa exatamente o armazenamento do original e backup no mesmo local, e óbvio que um acidente que danifique o original danificará o backup (é quando o usuário faz backup dos arquivos do HD no mesmo HD. Se ele queimar, perdemos o original e backup).
-
Dispositivo de armazenamento é um dispositivo capaz de gravar (armazenar) informações (dados). Essa gravação de dados pode ser feita virtualmente, usando qualquer forma de energia. Um dispositivo de armazenamento retém informação, processa informação, ou ambos. Um dispositivo que somente guarda informação é chamado mídia de armazenamento. Dispositivos que processam informações (equipamento de armazenamento de dados) podem tanto acessar uma mídia de gravação portátil, ou podem ter um componente permanente que armazena e obtém dados. Tipos de dispositivos de armazenamento:
Frisando que: Memória RAM é um dispositivo de armazenamento temporário de informações.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dispositivo_de_armazenamento
-
Dispositivos de armazenamento por meio eletrônico (SSDs)
Este tipo de dispositivos de armazenamento é o mais recente e é o que mais oferece perspectivas para a evolução do desempenho na tarefa de armazenamento de informação.
Esta tecnologia também é conhecida como memórias de estado sólido ou SSDs (solid state drive) por não possuírem partes móveis, apenas circuitos eletrônicos que não precisam se movimentar para ler ou gravar informações.
Os dispositivos de armazenamento por meio eletrônico podem ser encontrados com as mais diversas aplicações, desde Pen Drives, até cartões de memória para câmeras digitais, e, mesmo os discos rígidos possuem uma certa quantidade desse tipo de memória funcionando como buffer.
A gravação das informações em um dispositivo de armazenamento por meio eletrônico se dá através dos materiais utilizados na fabricação dos chips que armazenam as informações. Para cada dígito binário (bit) a ser armazenado nesse tipo de dispositivo existem duas portas feitas de material semicondutor, a porta flutuante e a porta de controle. Entre estas duas portas existe uma pequena camada de óxido, que quando carregada com elétrons representa um bit 1 e quando descarregada representa um bit 0. Esta tecnologia é semelhante à tecnologia utilizada nas memórias RAM do tipo dinâmica, mas pode reter informação por longos períodos de tempo, por isso não é considerada uma memória RAM propriamente dita.
Os dispositivos de armazenamento por meio eletrônico tem a vantagem de possuir um tempo de acesso muito menor que os dispositivos por meio magnético, por não conterem partes móveis. O principal ponto negativo desta tecnologia é o seu custo ainda muito alto, portanto dispositivos de armazenamento por meio eletrônico ainda são encontrados com pequenas capacidades de armazenamento e custo muito elevado se comparados aos dispositivos magnéticos.
-
sobre o item III, segue um complemento...
http://infocp.wordpress.com/armazenamento/
-
Olá pessoal!!
Sobre o item III:
Mídia Magnética:
Mídia Óptica:
Mídia Magneto-óptica:
Mídia Estado Sólido:
-
IV. Um backup auxiliar mantido em um lugar onde o mesmo acidente não pode danificar o original e o backup é chamado armazenamento on-site. ERRADO
Trata-se da definição de Beckup off-site, pois o ON-SITE é o armazenamento na nuvem. A exemplo por meio do DROPBOX (cloud storage)
-
PRF Ipuan
Backup ON-SITE não é o armazenamento na nuvem.
Segue definição de backup ON-SITE:
É dito backup on-Site quando os dados ficam armazenados no mesmo prédio dos dados de origem. O backup on-Site
possui vantagens como:
- acesso imediato aos backups
- menor custo;
- não necessita de acesso à internet.
FONTE: http://187.7.106.14/wiki2014_1/lib/exe/fetch.php?media=projeto04:backup_de_dados.pdf
Backup de Dados (Julio Borba)