No ano de 2013, uma plataforma de petróleo da empresa Gazprom foi escalada por manifestantes para protestarem sobre a exploração no Ártico. O grupo era composto por 30 pessoas de nacionalidades distintas. Todos foram presos pela Guarda Costeira russa e levados para a prisão em Murmansk . O navio que usavam foi retido pelo governo russo.
O representante do grupo na organização, da qual os manifestantes fazem parte, defende que o direito ao protesto pacífico é o princípio básico de uma sociedade sã. E, que é um direito do ser humano se expressar contra as leis e governos injustos dando voz a quem não tem. Os manifestantes foram acusados de pirataria. Depois esta acusação foi trocada por vandalismo até a anistia completa. A libertação dos manifestantes só aconteceu dois meses depois do ocorrido e culminou na anistia graças à pressão popular ocorrida em prol da libertação.
Entre os prisioneiros havia uma brasileira. E, entre as alternativas está indicada a organização que capitaneou o protesto. A pergunta exige conhecimento jornalístico. A proposta é perceber se há um real conhecimento de atualidades nacionais e internacionais.
A) INCORRETA - A Al Qaeda é uma organização radical islâmica de atuação internacional que tem por objetivo implementar as sementes para a construção de um califado islâmico.
B) INCORRETA – Os chechenos são um grupo étnico de maioria muçulmana e dentro deste grupo surgiram movimentos separatistas que eram desfavoráveis ao domínio de Moscou.
C) CORRETA – O grupo ambientalista Greenpeace é uma organização não governamental com sede em Amsterdam. Sua atuação é focada na defesa do meio ambiente. Eles se intitulam uma entidade ativista com compromissos firmados somente com as pessoas e a sociedade civil.
D) INCORRETA – O Boko Haram é um grupo jihadista fundamentalista localizado na Nigéria. Seu objetivo é a implantação radical da lei islâmica, pois eles acreditam que a educação não islâmica é pecaminosa.
Gabarito do Professor: Letra C.