O armazenamento de dados no computador poderá ser de duas formas: temporário ou permanente.
O armazenamento temporário é realizado na memória RAM, que é volátil e perde o seu conteúdo quando o computador é desligado. A memória RAM é utilizada pelos programas que estão e execução. Seu armazenamento é realizado em chips de memória, que são endereçados de forma direta, e não precisam de ferramentas de organização.
O armazenamento de dados de forma permanente, no contexto da questão, é um disco rígido magnético.
O disco rígido magnético possui superfícies metálicas divididas em setores (fatias), trilhas e clusters.
Os clusters são unidades de alocação, que armazenam 'pedaços' dos arquivos.
Fonte: Imagem cedida pelo professor.
Ao salvar um arquivo, o sistema operacional gravará partes do arquivo em diferentes clusters, fragmentando os dados. Ao solicitar a leitura, o sistema precisará ler todos os pedaços dos arquivos, que estão distribuídos em vários clusters. Portanto, o tempo de leitura poderá ser alto, indicando que os dados estão muito fragmentados.
Para melhorar o tempo de leitura, reduzindo-o, a ferramenta Desfragmentador de Discos poderá ser usada. A ferramenta reorganiza os locais onde estão gravados os clusters, tornando as partes de um arquivo sequencialmente ordenada. Ao solicitar a abertura do arquivo, o tempo de leitura será menor, se comparado a um disco fragmentado.
A ferramenta Desfragmentador de Discos poderá ser acionada nas Propriedades do disco rígido, no painel esquerdo do Windows Explorer (gerenciador de arquivos e pastas).
Gabarito do Professor: Letra D.