-
Letra A: a chegada da ferrovia através da Marcha para Oeste e expresso interesse pela terra roxa de mata cultivável, ótima para a cultura do café.
Fui por exclusão, uma vez que não haviam mais escravos (letra b), o governo de Vargas não foi ditadura (letra c), e ainda não havia agronegócio potencializado (letra d).
Caso haja algum erro, por gentileza, façam a observação pertinente.
-
Tambem usei a mesma linha de raciocinio da Paula. Otima tecnica de chute!
-
Engraçado que muitas questões falam de desenvolvimento industrial e avanços, sendo que não tinha nada disso, e fácil já ir eliminando.
-
Erro nenhum Paula T.
Ótimo raciocínio!
-
A histografia mais aceita sugere que entre 1937 e 1945 o governo Vargas foi sim uma ditadura. Além disso, Vargas em diversos momentos desincentivou a imigração. A lei de cotas de 1934 é o maior exemplo !
-
GABARITO
a) A chegada da ferrovia até Anápolis, além da marcha para o Oeste promovida pela Revolução de 1930 e, também, o expresso interesse pela terra roxa de mata cultivável, ótima para a cultura do café.
b) A implementação da rodovia Inhumas-São Paulo, a presença de trabalho escravo o interesse pela bauxita, mineral encontrado em grande quantidade no referido período, na área correspondente a esse município.
c) A implantação da ditadura Vargas que disseminou um projeto de interiorização do Brasil e condicionou a entrada dos imigrantes no Brasil à ocupação dos espaços rurais brasileiros.
d) Ao interesse pelas terras férteis para plantação de soja, que contava com os avanços das ciências agrárias na implementação de defensivos agrícolas que potencializavam o agronegócio, além do apoio governamental para legalização ambiental das fazendas que obtiveram licença para promover assoreamento e derrubada de florestas.
-
Acertei!!!! FOCO PM-GO!!!!!
-
Questão formulada a partir de trecho extraído de relato sobre Inhumas na biblioteca do IBGE:
"Com o trabalho de todos e em especial de imigrantes sírios-libaneses, espanhóis, italianos, japoneses e portugueses Inhumas destacou-se em 1930 como "Princesinha do cerrado". Região de terra roxa reserva de mata cultivável, ótima para a cultura do café, muito valorizada nesse período, despertou grande corrente imigratória, principalmente com a chegada da ferrovia até Anápolis e a proximidade à capital Goiânia. A marcha para o Oeste promovida pela revolução de 1930 fortaleceu o interesse dos imigrantes pelas terras inhumenses."
FONTE: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/goias/inhumas.pdf
Bons estudos!
#lutaratépassar