SóProvas


ID
1865725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que se refere a modelos de gerenciamento de projetos e suas características, julgue o item subsequente.

No modelo Ágil de execução de projetos, os sprints produzem entregas parciais de maneira progressiva.

Alternativas
Comentários
  • Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software.

     

    No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.

     

    As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.

     

    A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.

     

    Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint. Assim reinicia-se o ciclo.

     

    Fonte: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/

  • GABARITO: CERTO

    Minha dúvida é, de onde o examinador tirou isso?

  • Na metodologia Ágil de execução de projetos, esses são desenvolvidos de maneira progressiva e iterativa. Enquanto o guia PMBOK apresenta-se como um guia genérico, o modelo "Ágil" engloba os desenvolvimentos iterativos e incrementais. 

     

    É uma metodologia em forma de cascata, que utiliza um projeto de desenvolvimento baseado numa sucessão de frases ou iterações (chamadas de sprint) e construído e planejado de um jeito incremental, progressivo.

     

    CERTO!

     

    Comentário Professor Adriel Sá.

  • #SANGUEDOCORDEIRO #PAIDEMISERICÓRDIA

    No modelo Ágil de execução de projetos, os sprints produzem entregas parciais de maneira progressiva. CORRETA

    _____________________________________

    Ciclos de Vida de Projetos

    Na versão 5, o Guia PMBOK® apresenta novos ciclos de vida e reforça um antigo conhecido da comunidade, o “Ciclo por Ondas Sucessivas”. Vamos entendê-los:

    Preditivo
    Este é um dos casos típicos do gerenciamento tradicional e ocorre quando o escopo, o tempo e o custo requeridos para as entregas do projeto são determinados o mais cedo possível. Este sim é o ciclo que podemos chamar de cascata, mas que tem sua aplicação muito bem justificada e fundamentada nas áreas de engenharia civil e construções, por exemplo. 

    Iterativo e incremental
    Este é o antigo conhecido dos GPs tradicionais, é o ciclo por Ondas Sucessivas, que agora ganhou um nome mais reconhecido inclusive em outras abordagens como as ágeis. Este já permitia que os ciclos fossem mais ágeis do que cascata, pois já era orientado a quebra do produto em pedaços menores e a realização de um planejamento apenas do pedaço mais próximo, e não de todo o produto do projeto.

    Adaptativo ou Método ágil
    Este ciclo é novo e veio realmente para comprovar que o Guia PMBOK® pode sim ser tão ágil quanto outras abordagens consideradas ágeis.

    Este ciclo, além de iterativo e incremental, já sugere a aplicação de iterações menores com tempo e custo fixo, além de trazer uma regra de que cada ciclo deve durar de 2 a 4 semanas, e é orientado a mudança. 

    http://www.fabiocruz.com.br/ciclosvidaprojetospmbok5/

     

  • Esse tipo de questão para mim é aquelas que fogem totalmente à regra e que diferenciam os sortudos (que já ouviram falar disso em outro contexto) dos não sortudos (que nunca viram, fizeram, erraram e foram pesquisar ou fizeram acertaram na cagada e também foram pesquisar, tipo eu).

    Ao ler alguns artigos relativos, percebi que é preciso entender o seguinte para resolver essa questão:

    1- Isso não vem do PMBOK e nenhuma aula de Gestão de Projetos dos cursos que já vi.

    2- Existem dois tipos de abordagem na gestão de projetos: tradicional (PMBOK) e ágil (Scrum e outras que devem existir provavelmente). A diferença é o foco de cada uma. A primeira prioriza boas práticas e processos e entregas de projetos completos. A segunda prioriza um trabalho colaborativo, liberdade e entrega de um conjunto mínimo de funcionalidades que atenda necessidades imediatas dos clientes. É um negócio bem voltado para a área de desenvolvimento de softwares pelo que vejo,

    3-Scrum, por isso mesmo, é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. Nele, os projetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um espaço de tempo dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.

    4-Baseado nisso, sprints realmente fazem entregas progressivas e não de uma vez, como na gestão de projetos tradicional.

    Lembro que a fonte disso foi eu mesmo que li artigos a respeito e tentei fazer um resumo aqui. Mas tenho quase certeza que seja isso e que esse tipo de questão raramente seja cobrada em provas.