SóProvas


ID
1866430
Banca
Itame
Órgão
Câmara Municipal de Inhumas - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Mesmo admitindo a existência de diversos estudos e discussões antropológicas sobre o conceito de cultura, podemos considerá-la, a grosso modo, da seguinte forma: No Brasil a cultura diz respeito a um conjunto de hábitos, comportamentos, valores morais, crenças e símbolos, dentre outros aspectos mais gerais, como forma de organização social, política e econômica que caracterizam uma sociedade. Além disso, os processos históricos são em grande parte responsáveis pelas diferenças culturais, embora não sejam os únicos fatores a se considerar. Isso nos permite afirmar que:

I. Não existem culturas superiores ou inferiores, mas sim diferentes, com processos históricos também diversos, os quais proporcionaram organizações sociais com determinadas peculiaridades.

II. Possui suas particularidades quando comparada ao restante do mundo, principalmente quando nos debruçamos sobre um passado marcado pela miscigenação racial entre índios, europeus e africanos.

III. A cultura brasileira em sua essência seria composta por uma diversidade cultural, fruto dessa aproximação que se desenvolveu desde os tempos de colonização, a qual, como sabemos, não foi, necessariamente, um processo amistoso entre colonizadores e colonizados, entre brancos e índios, entre brancos e negros. Se é verdade que portugueses, indígenas e africanos estiveram em permanente contato, também é fato que essa aproximação foi marcada pela exploração e pela violência impostas a índios e negros pelos europeus colonizadores, os quais a seu modo tentavam impor seus valores, sua religião e seus interesses.

IV. Apesar desse contato hostil num primeiro momento entre as etnias, o processo de mestiçagem contribuiu para a diversidade da cultura brasileira no que diz respeito aos costumes, práticas, valores, entre outros aspectos que poderiam compor o que alguns autores chamam de caráter nacional.

Alternativas
Comentários
  • Prova notadamente com viés ideológico. O que tem sido comum...


    Sob meu entendimento:


    I. ERRADO ---> Concepção relativista. Relativismo cultural, lugar comum na agenda "esquerdista".


    II. CERTO ---> Única assertiva razoável.


    III. ERRADO ---> Tenta mais uma vez passar a ideia de os europeus foram exploradores e que são culpados pelas mazelas dessas sociedades, visão rasteira da realidade. Limando a reescrita da história proposta por esses panacas que pregam a revolução cultural, sabemos que a tal "exploração" aconteceu em escala muito maior do negro pelo próprio negro na africa.


    E vou além, para que serve um índio?

    # Não pagam impostos;

    # Não trazem qualquer benefício para a sociedade (se não concorda me diga um);

    # Não trabalham, porém mexem com dinheiro;

    # Não querem intervenção da sociedade, porém utilizam de nossas tecnologias (Indio NIke, Indio Iphone, Indio Google Maps, etc);

    # São sustentados pelo governo e tem centenas de privilégios oferecidos pela Funai, em detrimento do resto da sociedade civil, que paga a conta;

    # Indio é inimputável. Por qual razão, causa, motivo?

    # Invadem terras e exigem centenas de benefícios do governo. (Caso real: Invadiram a fazenda de um familiar meu, claro foram retirados com carinho, a bala evidentemente).


    IV. ERRADO ---> A diversidade cultural é uma tragédia. Os fatos/realidade comprova que quanto mais mestiça é uma sociedade mais atrasada em todos os aspectos ela se torna. Veja o brasil (Pindorama) aqui temos de tudo azuis,pretos, marrons, transparentes, sem cor, bicolor e tudo mais.


    Nesse mundo de néscios dominados pelo politicamente correto qualquer expressão da verdade é tida como loucura...

    Viva a LIBERDADE....