-
O Estado é banhado por três importantes bacias hidrográficas, Bacia do Paraná, Bacia Araguaia-Tocantins e a Bacia do São Francisco
-
Nascem, em Goiás, rios formadores das três mais importantes bacias hidrográficas do país. Todos os cursos d’água no sentido Sul-Norte, por exemplo, são coletados pela Bacia Amazônica, dos quais destacam-se os rios Maranhão, Almas e Paraná que dão origem ao Rio Tocantins, mais importante afluente econômico do Rio Amazonas. No mesmo sentido, corre o Rio Araguaia, de importância ímpar na vida do goiano e que divide Goiás com os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, chegando em Tocantins ao encontro do outro curso que leva o nome daquele Estado, no Bico do Papagaio.
A Bacia do Rio São Francisco tem entre seus representantes os rios Entreribeiro, Paracatu e Preto, os quais nascem próximos ao Distrito Federal e seguem em direção ao Nordeste do país. Enquanto que, por outro lado, corre o rio Corumbá, afluente do Paranaíba, formador da Bacia do Paraná que segue rumo ao Sul, pontilhado dentro de Goiás por hidrelétricas, o que denota seu potencial energético para o Estado.
Fonte: http://www.goias.gov.br/paginas/conheca-goias/aspectos-fisicos/hidrografia
-
Gabarito: D
Comentário:
4 PATOS
Paraná;
Araguaia;
TOcantins;
São francisco.
-
Bacia do Paraná, Bacia Araguaia-Tocantins e a Bacia do São Francisco.
GB D
PMGO
-
O Estado de Goiás é banhado por 3 bacias, quais sejam:
Bacia do Paraná
Bacia Araguaia-Tocantins e a
Bacia do São Francisco.
-
GB D ?
-
GB D ?
-
D
Bacia do Paraná, Bacia Araguaia-Tocantins e a Bacia do São Francisco.
-
Mamão com açúcar essa!
Mnemônico;
Lembre-se dos 4 PATOS (rios): Paraná, Araguaia / TOcantins, São Francisco
-
Rico em recursos hídricos, sendo um dos mais abundantes estados brasileiros quanto à hidrografia, Goiás tem uma rede hidrográfica que se divide principalmente em duas bacias:
A primeira é formada pelos rios que escoam para o rio PARANÁ;
A segunda, pelos que escoam para o TOCANTINS ou para o ARAGUAIA (afluente do Tocantins).
A terceira região hidrográfica presente no estado, a do São Francisco, está presente apenas numa pequena porção de Goiás.
Gabarito: D