-
Pessoas com transtorno de personalidade antissocial tem um comportamento específico, que leva em conta os sentimentos das outras pessoas. Veja, a seguir os principais sintomas desse transtorno:
Desconsideração por o que é certo ou errado
Uso persistente de mentiras e fraudes para explorar os outros
Uso de charme ou sagacidade para manipular os outros em prol de si mesmo
Egocentrismo, senso de superioridade, vaidade e exibicionismo
Dificuldades recorrentes com a lei
Abuso ou negligência com crianças
Hostilidade, irritabilidade significativa, agitação, impulsividade, agressão ou violência
Ausência de empatia com as outras pessoas e de remorso por prejudicar os outros
Comportamentos perigosos
Relacionamentos pobres ou abusivos
Comportamento irresponsável no trabalho
Dificuldade em aprender com as consequências negativas de seu comportamento.
Em geral, os sintomas começam na adolescência e mostram seu auge durante os 20 e 30 anos. Além disso, a maioria das pessoas que tem esse transtorno foi diagnosticada com transtorno de conduta na infância.
-
A) Correta: o critério adotado pela assertiva correta (A) mescla um critério do CID-10 (F.60.2) que classifica pessoas com falta de empatia para com os outros como personalidade dissocial (DSM 5: Personalidade Antissocial).O critério de autoconceito é subentendido, porém não consta em nenhum dos manuais de classificação.
B) Errada: Critéro A (7) do DSM 5: Ausência de remorso, conforme indiccado pela indiferença ou racionalização em relação a ter ferido, maltratado ou roubado outras pessoas.
C) Errada: Critério A (6) do DSM 5: Irresponsabilidade reiterada, conforme indicado por falha repetida em manter conduta consistenteno trabalho ou honrar obrigações financeiras..
D) Errada: Critério A (5) do DSM 5: Descaso pela segurança de si e dos outros.
E) Errada: Critério B do DSM 5: no mínimo 18 anos de idade.
-
Mas a personalidade narcisista também não é assim? Fiquei na dúvida.
-
Ao contrário, Isabela.
Segundo o DSM V, "... sua autoestima é quase invariavelmente muito frágil [...] e a vulnerabilidade na autoestima torna os indivíduos com transtorno da personalidade narcisista muito sensíveis a 'feridas' resultantes de crítica ou derrota."
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
Gabarito: A
-
Indivíduos com transtorno da personalidade antissocial frequentemente carecem de empatia e tendem a ser insensíveis, cínicos e desdenhosos em relação aos sentimentos, direitos e sofrimentos dos outros. Podem ter autoconceito inflado e arrogante.
DSM-V
-
Marquei por eliminação mesmo, mas a narcisista achei mais certeira...
"Narcisista: um padrão difuso de grandiosidade (em fantasia ou comportamento), necessidade de admiração e falta de empatia que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos" Fonte: DSM-V.