SóProvas


ID
1867546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a tipos de sistemas operacionais, utilização de recursos e forma como esses tipos são estruturados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


    Sistema Operacional Monolítico é um termo oriundo dos estudos referentes a sistemas operacionais, que designa o modelo em que o sistema operacional é codificado por via de uma coleção de procedimentos, onde é permitido a qualquer um deles em qualquer parte do programa "chamar" outro procedimento


    Fonte: Wikipédia

  • a) SO monotarefas, como o nome já diz, realiza uma tarefa por vez.

    b) O modelo cliente-servidor (em inglês client/server), em computação, é uma estrutura de aplicação distribuídaque distribui as tarefas e cargas de trabalho entre os fornecedores de um recurso ou serviço, designados comoservidores, e os requerentes dos serviços, designados como clientes.
    d) O processamento BATCH não se organiza em camadas, mas sim em lote de tarefas enfileiradas onde se processa a proxima tarefa após a conclusão da ultima.
    e) multiprogramado pode executar vários processos e não apenas um.
    GAB: C
  • Seria MUITO BOM se a cada questão disponibilizada aqui no QC , um comentário de um professor específico se fizesse presente para “a nossa alegria”. Mas...

  • Estruturas de sistemas operacionais

    Existem diferentes estruturas de sistemas operacionais, por exemplo:

    - sistemas monolíticos;

    Neste tipo de estrutura, o SO é escrito como uma coleção de rotinas, onde cada rotina pode chamar qualquer outra rotina, sempre que for necessário. Estruturas dos sistemas operacionais – Sistemas monolíticos Portanto, o sistema é estruturado de forma que as rotinas podem interagir livremente umas com as outras. Quando esta técnica é usada, cada rotina no sistema possui uma interface bem definida em termos de parâmetros e resultados.

    Como todos os módulos (rotinas) executam no mesmo espaço de endereçamento, um bug em um dos módulos pode derrubar o sistema inteiro. Evidentemente que esta é uma situação indesejável. Tal código executa em Modo Núcleo. Não existe ocultação de informação, o que também é indesejável, pois cada rotina é visível a qualquer outra.

    - sistemas em camadas;

    A idéia por trás deste tipo de SO é fazer a organização por meio de hierarquia de camadas. Sistemas em Camadas O SO é dividido em camadas sobrepostas, onde cada módulo oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas por outros módulos. Módulos de uma camada podem fazer referência apenas a módulos das camadas inferiores. O primeiro SO construído de acordo com esta concepção foi o THE, que foi desenvolvido na Technische Hogeschool Eindhoven na Holanda por E. W. Dijkstra (1968) e seus estudantes. O computador que executava o THE possuía Memória Principal com capacidade de 32K palavras de 27 bits cada.

    - sistemas clientes servidores;

    Uma tendência dos sistemas operacionais modernos é transferir códigos para as camadas mais superiores e remover o máximo possível de código em modo núcleo, deixando um micronúcleo mínimo (também chamado de microkernel) Normalmente, se implementa o máximo do sistema operacional como um processo do usuário. Para requisitar um serviço, como ler um bloco de arquivo, um processo de usuário (agora conhecido como processo cliente), envia uma requisição para um processo servidor, que estão executa o trabalho e envia a resposta.

     

    Fonte: http://ctd.ifsp.edu.br/~marcio.andrey/images/estrutura_so-ifsp-catanduva.pdf

  • Acho que caberia recurso devido a opção E. Em sistemas multiprogramáveis (e não multiprocessados) não há apenas um processo sendo executado por vez (pseudo-paralelismo)?

  • e) No sistema operacional do tipo multiprogramado, um único processo é executado de cada vez na máquina.

    O sistema multiprogramado executa uma instrução por vez na CPU.

    Executa concorrentemente (alternadamente) mais de uma tarefa por vez.

     
    Agora na máquina... pode ter outra instrução sendo executada em outro lugar... Ex.: placa de vídeo, placa de rede, impressão...

  • No sistema operacional do tipo monolítico, uma coleção de rotinas pode chamar qualquer outra rotina, uma vez que cada uma delas possui interface definida.

  • No sistema operacional do tipo monolítico, uma coleção de rotinas pode chamar qualquer outra rotina, uma vez que cada uma delas possui interface definida.

  • GABARITO C!

    .

    .

    O sistema operacional monolítico é escrito como um conjunto de rotinas, cada uma das quais podendo chamar qualquer uma das outras sempre que precisar. Quando essa técnica é utilizada, cada rotina do sistema tem uma interface bem-definida em termos de parâmetros e de resultados e cada uma está livre para chamar qualquer uma das outras, se a última fornecer alguma computação útil de que a primeira precise.

    .

    .

    Sistemas Operacionais, 3ª edição, Andrew S. Tanenbaum, Albert S. Woodhull