SóProvas


ID
1867552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Tratamento de interrupções e exceções, criação e eliminação de processos, e sincronização e comunicação entre processos são funções

Alternativas
Comentários
  • O kernel é composto por subsistemas, onde cada subsistema é responsável por implementar algumas funções do sistema operacional. São exemplos de subsistemas do Linux:Process Management (PM) - controla o acesso dos processos ao processador (CPU);Memory Management (MM) - controla o acesso dos processos à memória;Virtual File System (VFS) - fornece uma interface para os dados armazenados nos dispositivos de hardware;Networking Layer (NL) - permite a conexão com outros dispositivos da rede;Interprocess Communications (IPC) - controla a comunicação entre os processos.
    fonte:http://www.uniriotec.br/~morganna/guia/kernel.html

  • Complementando o colega abaixo: Nesse caso o subsistema utilizado é de gerência de processo(process management).
  • c-

    INterrupcoes sao causados por hardware ou software independentes do programa. Excecoes sao erros do programa (e.g.: buffer overflow). Quando interrupcao ocorre, controle vai para rotina de tratamento. Interrupcoes possuem prioridades, sendo que algumas podem ser mascaradas e outras nao, devendo ser tratados. Interrupcoes permite ao SO controlar perifericos I/O. IDT (interrupt descriptor table) é um array ligando interrupcoes e excecoes ao ISR correspondente. ISR(interrupt service routine) trata interrupcoes quando ocorrem, havendo 1 para cada 1 interrupcao. 

  • KERNEL responsável dentre outros por gerenciar recursos no SO tais como Tratamento de interrupções e exceções, criação e eliminação de processos, e sincronização e comunicação.