-
Quando uma aplicação está em modo usuário, essa aplicação pode somente executar instruções não privilegiadas, enquanto que em modo kernel, as aplicações podem executar qualquer tipo de instrução.
A melhor maneira de evitar que aplicações executem em modo kernel é garantir que somente o sistema operacional terá esse tipo de acesso e sempre que uma aplicação necessitar executar alguma instrução, é feita uma chamada a uma rotina do sistema que altera o modo de acesso de modo usuário para modo kernel e, ao término da operação, retorna para modo usuário.
(https://cld.pt/dl/download/e1946c4f-499c-4961-b63a-179c2fb3526e/Livros%20Linux/S.O.%20e%20Hardware/estrutura_do_sistema_operacional.pdf)
-
c) O registrador de status é alterado toda vez que o kernel é reiniciado. Acredito que kernel aqui se refira a modo kernel.
-
Gab: D modo Kernel tem acesso completo ao computador e a todas as partes do hardware, por isso privilegiado.
Mas cuidado que exclusivamente é diferente de somente, por isso a letra A está errada.
(CESPE) Quando o processador trabalha no modo kernel, uma aplicação pode executar somente instruções privilegiadas. (ERRADO)
-
JUSTIFICATIVA LETRA B) No modo kernel é possível o acesso irrestrito ao conjunto de instruções da máquina. Um processo deixa de executar em modo usuário e passa a executar em modo kernel quando executa uma chamada de sistema. ERRADO, pois é possível sim alternar.