SóProvas


ID
1867636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A propósito de modelo relacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta o erro da letra A e B? Eu acertei a questão porque realmente a letra E está correta, pois a cardinalidade do relacionamento define a quantidade de ocorrências entre duas entidades. Por exemplo: Pessoa POSSUI Dependente. O relacionamento POSSUI irá definir o número de ocorrências entre as entidades Pessoa e Dependente. No caso em questão, temos:


    - Pessoa possui 0..N Dependentes

    - Dependente está relacionado a apenas uma Pessoa.

    - Temos relacionamento 1..N


    O erro da letra C é a afirmação que não existe cardinalidade para atributos. Telefone é um exemplo de atributo multivalorado, ou seja, possui várias ocorrências. Por exemplo: Pessoa pode possuir mais de um telefone. O ideal mesmo é transformar este atributo em uma tabela (Primeira Forma Normal).


    A letra D está errada porque, no modelo E-R, é possível aplicar o conceito de especialização e generalização. Por exemplo, Pessoa (classe genérica) e Pessoa Física / Jurídica (classes especializadas). O conceito de especialização ocorre da classe genérica para especializada, enquanto generalização é o processo inverso.


    Espero ter ajudado! Bons estudos!

  • Errado sublinhado.

    Relacionamento representa um conjunto de atributos que descrevem a associação entre os objetos. Nem sempre, o que acontece geralmente é o contrário, um atributo chave estrangeira fazendo o relacionamento com outra tabela.

    A abordagem entidade-relacionamento permite que sejam definidos relacionamentos de grau dois (relacionamentos binários).Isso ñ é citado em nenhum livro de banco de dados q eu tenha lido até hoje.

    Se estiver errado podem me mandar msg no pv.

  • "O grau de um tipo de relacionamento é o número dos tipos de entidades participantes. Um relacionamento de grau dois é chamado de binário, e um tipo de grau três é chamado ternário. [...] Os relacionamentos geralmente podem ser de qualquer grau, mas os mais comuns são os relacionamentos binários."

    Navahte, 6ª Edição, Cap. 7 - Modelagem de dados usando o modelo Entidade-Relacionamento.(ER), pag. 141.

    Logo a letra b está correta.

    Vamos a letra julgada correta, letra e. De Navahte, 6ª Edição, Cap. 7 - Modelagem de dados usando o modelo Entidade-Relacionamento.(ER), pag. 142, temos:

    " Razões de Cardinalidade para Relacionamentos Binários. A razão de cardinalidade para um relacionamento binário especifica o número
    máximo de instâncias de relacionamento em que uma entidade pode participar."

    Então, a letra mais correta é a B. Espero que o gabarito mude.
  • que questão infeliz, nenhum erro possível na B, deveria ter sido anulada por ter duas corretas: B e E

  • Com relação a Letra B, Esse trecho foi retirado do livro "Projeto de Banco de Dados" do Carlos Heuser.

     

    "A abordagem ER permite que sejam definidos relacionamentos de grau maior do que dois (relacionamentos ternários, quaternários,...). "

     

    Então, a abordagem ER permite definir relacionamentos Binários e também relacionamentos Ternários, por exemplo.

     

    A letra B não disse APENAS/SOMENTE relacionamentos de grau 2.

     

    Portanto, a letra B está CORRETA e a questão deveria ser ANULADA por ter duas alternativas corretas (B e E).

  • Contribuindo...

     

    A) Relacionamento representa um conjunto de atributos que descrevem a associação entre os objetos. (E)

     

    >>> Relacionamento é a associação entre as entidades, são os verbos dentro do BD.

     

     

    B) A abordagem entidade-relacionamento permite que sejam definidos relacionamentos de grau dois (relacionamentos binários). (E)

     

     >>> No modelo ER podemos ter relacionamentos binários e ternário.

     

     

    C) Atributos associam informações a ocorrências de entidade ou de relacionamentos e não contêm cardinalidade. (E)

     

     >>> Atributos descrevem as características das entidades dentro do BD.

     

     

    D) O conceito de generalização e especialização não pode ser atribuído a entidades na abordagem entidade-relacionamento. (E)

     

    A generalização e a especialização são conceitos usados para representar objetos do mundo real que possuem os mesmos atributos e que podem ser categorizados e que podem ser representados em uma hierarquia que mostra as dependências entre entidades de uma mesma categoria.

     

     

     

    E) A cardinalidade, por meio do relacionamento, define o número de ocorrências de entidades associadas a uma ocorrência da entidade em questão. (C)

     

    >>> CARDINALIDADE - Onde são definidos os graus de relação entre duas entidades ou tabelas.

     

     

     

     

    FONTE: Resumo das aulas de banco de dados I do Professor Fernando Siquera. 

  • #comentaQC

  • Letra B: Para quem está em dúvida quanto ao erro da questão, atente-se para o enunciado. A abordagem entidade-relacionamento não faz parte do modelo relacional e sim do modelo conceitual.

     

  • Essa desculpa da letra b) ser errada porque fala de entidade relacionamento não cola. Até porque o item e) também trata do modelo entidade relacionamento. A letra b), inclusive, me parece mais correta do que a e). :)

     

    O Cespe, provavelmente, errou mais uma vez.

  • Fiz a questão duas vezes, li, reli, li os comentários... Está difícil entender o erro da letra B

     

    Em 14/08/2018, às 13:57:58, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 12/08/2018, às 10:47:43, você respondeu a opção B.Errada!

  • GAB da questão - B (para os não assinantes)

    Complementando os excelentes comentários dos colegas. A questão abaixo define o que é a Generalização (letra d)

     

    (2018/STJ) Generalização é o processo de definição de um tipo de entidade  a partir de duas ou mais entidades que possuem atributos em comum — por exemplo, as entidades carro e ônibus podem ser generalizadas na superclasse veículo. CERTO

  • Sobre a letra B:

    A abordagem entidade-relacionamento permite que sejam definidos relacionamentos de grau dois (relacionamentos binários).

    "Grau" diz respeito a número de atributos de uma relação (tabela). Logo, o item está incorreto.

  • a) Relacionamento representa um conjunto de atributos que descrevem a associação entre os objetos.

    ERRADO. Um relacionamento define como esses objetos se associam, definindo limitações e cardinalidades...

    b) A abordagem entidade-relacionamento permite que sejam definidos relacionamentos de grau dois (relacionamentos binários).

    ERRADO. Não está errada esta afirmação, mas o examinador talvez tenha querido limitar um MER apenas a grau dois, o que não é verdade. Podemos ter também relacionamentos ternários, por exemplo. Claro que temos que "forçar" esse entendimento, uma vez que eles não colocam a palavra mágica "apenas", talvez caberia um recurso nessa afirmativa.

    c) Atributos associam informações a ocorrências de entidade ou de relacionamentos e não contêm cardinalidade.

    ERRADO. Atributos são as características que descrevem cada entidade dentro do domínio. 

    d) O conceito de generalização e especialização não pode ser atribuído a entidades na abordagem entidade-relacionamento.

    ERRADO. Galera, lembrem do diagrama entidade-relacionamento estendido, que existem esses conceitos, vamos relembrar:

     

    Especialização/Generalização: Especializar é a separação de um tipo-entidade de nível mais alto - superclasse - formando vários outros tipos-entidades de níveis mais baixos - subclasse. Generalizar é a junção de dois ou mais tipo-entidade de nível mais baixos - subclasses - produzindo um tipo-entidade de tipo mais alto - superclasse.

     

    e) A cardinalidade, por meio do relacionamento, define o número de ocorrências de entidades associadas a uma ocorrência da entidade em questão.

    CERTO. Esse é o conceito de cardinalidade. Basicamente a cardinalidade define os atributos numéricos da relação entre duas entidades ou conjuntos de entidades. Os três principais relacionamentos cardinais são um-para-um, um-para-muitos e muitos-para-muitos.

  • a) O relacionamento não é um conjunto de atributos. Um relacionamento é uma conexão lógica entre uma ou mais tabelas, através de chaves estrangeiras. ERRADA

    b) A abordagem ER permite que se represente relacionamentos de grau um, dois, três, quatro, etc. Não vi nada de errado na alternativa, mas a banca não considerou essa como sendo a resposta. CERTA*

    c) O erro da alternativa é dizer que não existe cardinalidade para os atributos. No modelo ER existem atributos multivalorados. Cada valor de atributo em uma relação é atômico, mas através de uma tabela auxiliar é possível armazenar múltiplas ocorrências de um determinado dado e associá-las às tuplas da tabela principal. ERRADA

    d) Falso. Generalização e especialização são características de entidades no diagrama ER. ERRADA

    e) Correto! A cardinalidade define quantas ocorrências de uma determinada entidade se ligam às ocorrências de outra. CERTA

    Na minha opinião, temos então 2 respostas corretas. A questão deveria ter sido anulada!

  • A resposta pra alternativa b está exatamente neste livro:

    https://books.google.com.br/books?id=UKtB7_MnWQMC&pg=PA44&lpg=PA44&dq=A+abordagem+entidade-relacionamento+permite+que+sejam+definidos+relacionamentos+de+grau+dois+(relacionamentos+bin%C3%A1rios).&source=bl&ots=2iNEFmHRFH&sig=ACfU3U2bANhrnr-RRz5WnuumpfIjZV-gtw&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwidjIa5pOjmAhXxELkGHc15A2UQ6AEwA3oECAoQAQ#v=onepage&q=A%20abordagem%20entidade-relacionamento%20permite%20que%20sejam%20definidos%20relacionamentos%20de%20grau%20dois%20(relacionamentos%20bin%C3%A1rios).&f=false

  • GABARITO E!

    .

    .

    Na definição de ELMASRI e NAVATHE (2011, p. 142), a razão de cardinalidade “especifica o número máximo de instâncias de relacionamento em que uma entidade pode participar”.

    Em outras palavras, a cardinalidade “expressa o número de entidades às quais outra entidade pode estar associada via um conjunto de relacionamentos” (SILBERSCHATZ; KORTH; SUDARSHAN, 1999, p. 28).

  • "Permite" não restringe nada, a letra B também está correta!

  • a) O relacionamento não é um conjunto de atributos. Um relacionamento é uma conexão lógica entre uma ou mais tabelas, através de chaves estrangeiras. ERRADA

    b) A abordagem ER permite que se represente relacionamentos de grau um, dois, três, quatro, etc. Não vi nada de errado na alternativa, mas a banca não considerou essa como sendo a resposta. CERTA*

    c) O erro da alternativa é dizer que não existe cardinalidade para os atributos. No modelo ER existem atributos multivalorados. Cada valor de atributo em uma relação é atômico, mas através de uma tabela auxiliar é possível armazenar múltiplas ocorrências de um determinado dado e associá-las às tuplas da tabela principal. ERRADA

    d) Falso. Generalização e especialização são características de entidades no diagrama ER. ERRADA

    e) Correto! A cardinalidade define quantas ocorrências de uma determinada entidade se ligam às ocorrências de outra. CERTA

    Na minha opinião, temos então 2 respostas corretas. A questão deveria ter sido anulada!

    Fonte: Professor Arthur Mendonça

  • Concordo com a @Rayane Teles.

    Abordagem ER = modelo conceitual.

    O enunciado fala de Modelo Relacional.

  • O professor está falando que há duas respostas certas e os defensores de banca falam que não. Parem de justificar o injustificável, por favor!!

  • Essa questão possui dois gabaritos corretos: Letra B e letra E.

    Prof. Arthur Mendonça | Direção Concursos

  • A letra E pra mim está muito errada, a letra C tem que forçar bastante pra dizer que ta errada e a B está perfeita!

  • Comentário do professor no tec:

    a) Relacionamento representa um conjunto de atributos que descrevem a associação entre os objetos.

    ERRADO. Um relacionamento define como esses objetos se associam, definindo limitações e cardinalidades...

    b) A abordagem entidade-relacionamento permite que sejam definidos relacionamentos de grau dois (relacionamentos binários).

    ERRADO. Não está errada esta afirmação, mas o examinador talvez tenha querido limitar um MER apenas a grau dois, o que não é verdade. Podemos ter também relacionamentos ternários, por exemplo. Claro que temos que "forçar" esse entendimento, uma vez que eles não colocam a palavra mágica "apenas", talvez caberia um recurso nessa afirmativa.

    c) Atributos associam informações a ocorrências de entidade ou de relacionamentos e não contêm cardinalidade.

    ERRADO. Atributos são as características que descrevem cada entidade dentro do domínio. 

    d) O conceito de generalização e especialização não pode ser atribuído a entidades na abordagem entidade-relacionamento.

    ERRADO. Galera, lembrem do diagrama entidade-relacionamento estendido, que existem esses conceitos, vamos relembrar:

    Especialização/Generalização: Especializar é a separação de um tipo-entidade de nível mais alto - superclasse - formando vários outros tipos-entidades de níveis mais baixos - subclasse. Generalizar é a junção de dois ou mais tipo-entidade de nível mais baixos - subclasses - produzindo um tipo-entidade de tipo mais alto - superclasse.

    e) A cardinalidade, por meio do relacionamento, define o número de ocorrências de entidades associadas a uma ocorrência da entidade em questão.

    CERTO. Esse é o conceito de cardinalidade. Basicamente a cardinalidade define os atributos numéricos da relação entre duas entidades ou conjuntos de entidades. Os três principais relacionamentos cardinais são um-para-um, um-para-muitos e muitos-para-muitos.

  • Obrigada Rayane Teles de Freitas!