SóProvas


ID
1867663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Os padrões de projeto (design patterns) que separam a construção de um objeto complexo da sua representação e que capturam e externalizam um estado interno de um objeto são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Visitor:


    - Representa uma operação a ser executada sobre elementos da estrutura de um objeto.

    - Permite definir uma nova operação sem mudar as classes dos elementos sobre os quais opera.


    Builder:


    - Desacopla uma interface de sua implementação, de tal forma que elas possam variar independentemente.


    Decorator:


    - Anexa responsabilidades adicionais a um objeto dinamicamente.

    - Alternativa flexível em relação a herança para estender funcionalidades.


    Interpreter:


    - Dada uma linguagem, define uma representação para sua gramática juntamente com um interpretador para as sentenças dessa linguagem.

    - Usado quando houver uma linguagem para interpretar e ser possível representar as sentenças da linguagem como árvores sintáticas abstratas.

    - Interpreta a mensagem recebida e a direciona para um alvo.


    Proxy:


    - Provê um substituto ou ponto através do qual um objeto possa controlar o acesso a outro.


    State:


    - Permite que um objeto mude o seu comportamento quando o seu estado interno mudar.


    Command:


    - Encapsula uma requisição como um objeto, deixando-o, dessa forma, parametrizar clientes com diferentes requisições.


    Adapter:


    - Converte a interface de uma classe em outra interface que normalmente não poderiam trabalhar juntas.


    Memento:


    - Sem violar o encapsulamento, captura e externaliza o estado interno de um objeto, de forma que ele possa ser recuperado depois.

    - Deve ser usado quando uma fotografia (parte) do objeto precisar ser salva, de forma que ela possa ser recuperada depois.


    As definições trazidas na questão fazem referência a memento e builder.


    Bons estudos!

  • Silas Júnior, Explicação completa! Belo resumo pra prova.

  • Silas Júnior,  sua definição de BUILDER está errada. Seria Bridge. Cuidado!

    BRIDGE (Estrutural)
    - Desacopla uma interface de sua implementação, de tal forma que elas possam variar independentemente.

    BUILDER (Criação)
    - Objetiva separar a construção de um objeto complexo da sua representação, de modo que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações 

  • e-

    Builder - construção, objeto complexo

    memento - externaliza estado do objeto interno, salvando-o e carregando-o. é o famoso checkpoint

  • Os padrões de projeto (design patterns) que separam a construção de um objeto complexo da sua representação e que capturam e externalizam um estado interno de um objeto são, respectivamente

    Builder - construção, objeto complexo

    memento - externaliza estado interno

    Bendito serás!!