SóProvas


ID
1868332
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com o Pronunciamento Contábil CPC 26 (R1)- Apresentação das Demonstrações Contábeis, as despesas de uma entidade devem ser subclassificadas a fim de destacar componentes do desempenho que podem diferir em termos de frequência, potencial de ganho ou de perda e previsibilidade.

Em relação à classificação das despesas, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A) Errado, conforme o Pronunciamento Técnico 26, são formas de aálise das despesas: método da natureza da despesa e método da função da despesa.

    B) Custos dos produtos vendidos ( função da despesa ), despesa com empregados e despesa com depreciação ( natureza da despesa )

    C)  Despesas de vendas, despesas administrativas e despesas financeiras ( função da despesa )

    D) CERTO: CPC 26: 104. As entidades que classificarem os gastos por função devem divulgar informação adicional sobre a natureza das despesas, incluindo as despesas de depreciação e de amortização e as despesas com benefícios aos empregados

     105. (...) dado que a informação sobre a natureza das despesas é útil ao prever os futuros fluxos de caixa, é exigida divulgação adicional quando for usada a classificação com base no método da função das despesas

    E) Errado, no item 105 do CPC 26, o Pronunciamento Técnico estabelece que cabe à administração eleger o método de apresentação mais relevante e confiável, atendidas as exigências legais.

    bons estudos

  • Segundo o CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, a entidade deve apresentar uma análise das despesas utilizando uma classificação baseada na sua natureza, se permitida legalmente, ou na sua função dentro da entidade, devendo eleger o critério que proporcionar informação confiável e mais relevante, obedecidas as determinações legais.

    As entidades que classificarem os gastos por função devem divulgar informação adicional sobre a natureza das despesas, incluindo as despesas de depreciação e de amortização e as despesas com benefícios aos empregados.

    A escolha entre o método da função das despesas e o método da natureza das despesas depende de fatores históricos e setoriais e da natureza da entidade. Ambos os métodos proporcionam uma indicação das despesas que podem variar, direta ou indiretamente, com o nível de vendas ou de produção da entidade. Dado que cada método de apresentação tem seu mérito conforme as características de diferentes tipos de entidade, o CPC 26 estabelece que cabe à administração eleger o método de apresentação mais relevante e confiável, atendidas as exigências legais.

    Entretanto, dado que a informação sobre a natureza das despesas é útil ao prever os futuros fluxos de caixa, é exigida divulgação adicional quando for usada a classificação com base no método da função das despesas.

    Com isso, correta a alternativa D.

  • Até onde sei e baseado no CPC-26, há 2 métodos = Natureza e Função.

    Bons estudos.

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Gilmar Possati - Estratégia

    No Brasil, por força da Lei nº. 6.404/76, as empresas utilizam o método da função da despesa (funcional).

    =-=-=-=-=

    Método da natureza da despesa:

    • As despesas são agregadas na demonstração do resultado de acordo com a sua natureza (por exemplo, depreciações, compras de materiais, despesas com transporte, benefícios aos empregados e despesas de publicidade), não sendo realocados entre as várias funções dentro da entidade. Esse método pode ser simples de aplicar porque não são necessárias alocações de gastos a classificações funcionais.

    Método da função da despesa ou do “custo dos produtos e serviços vendidos”:

    • Classifica as despesas de acordo com a sua função como parte do custo dos produtos ou serviços vendidos ou, por exemplo, das despesas de distribuição ou das atividades administrativas. No mínimo, a entidade deve divulgar o custo dos produtos e serviços vendidos segundo esse método separadamente das outras despesas. Esse método pode proporcionar informação mais relevante aos usuários do que a classificação de gastos por natureza, mas a alocação de despesas às funções pode exigir alocações arbitrárias e envolver considerável julgamento