-
Gabarito Letra C
Íntegra do Item 9 do Pronunciamento Técnico 09 DVA:
Outras receitas representam os valores que sejam oriundos, principalmente, de baixas por alienação de ativos não-circulantes, tais como resultados na venda de imobilizado, de investimentos, e outras transações incluídas na demonstração do resultado do exercício que não configuram reconhecimento de transferência à entidade de riqueza criada por outras entidades.
Diferentemente dos critérios contábeis, também incluem valores que não transitam pela demonstração do resultado, como, por exemplo, aqueles relativos à construção de ativos para uso próprio da entidade (conforme item 19) e aos juros pagos ou creditados que tenham sido incorporados aos valores dos ativos de longo prazo (normalmente, imobilizados).
No caso de estoques de longa maturação, os juros a eles incorporados deverão ser destacados como distribuição da riqueza no momento em que os respectivos estoques forem baixados; dessa forma, não há que se considerar esse valor como outras receitas
bons estudos
-
-
DVA --> REGIME DE COMPETÊNCIA (Contabilidade = momento da baixa do estoque) e NÃO do pagamento (caixa).
-
Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado, no caso de estoques de longa maturação, os juros a eles incorporados deverão ser destacados como distribuição da riqueza no momento em que os respectivos estoques forem baixados; dessa forma, não há que se considerar esse valor como outras receitas.
Assim, correta a alternativa C.
-
É importante lembrar que os juros pagos no período de construção de um ativo entram como se fossem outras receitas, desde que tenham sido incorporados aos valores dos ativos de longo prazo (normalmente, imobilizados). Contudo, no caso de estoques de longa maturação, os juros a eles incorporados deverão ser destacados como distribuição da riqueza no momento em que os respectivos estoques forem baixados, normalmente pela venda. Dessa forma, não há que se considerar esse valor como outras receitas.
G: C
-
Júlio Cardozo, Luciano Rosa:
Vamos recorrer ao CPC 09:No caso de estoques de longa maturação, os juros a eles incorporados deverão ser destacados como distribuição da riqueza no momento em que os respectivos estoques forem baixados; dessa forma, não há que se considerar esse valor como outras receitas.
Assim, a baixa do estoque é o momento em que os juros incorporados ao estoque devem ser evidenciados como distribuição da riqueza na DVA. O gabarito é letra c.