SóProvas


ID
1868830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para que se evite o retorno de gases provenientes do esgoto, no sentido do fluxo da rede, o ralo seco deve

Alternativas
Comentários
  • Ralo seco é aquele que não apresenta o Fecho Hídrico, que é como a água fica disposta na tubulação de modo que impessa que os gases passem das tubulações para os ambientes...Se os ralos secos fossem instaldos depois dos ralos sifonados, os gases teriam livre acesso aos ambientes das casas, apartametos etc...

  • o fecho hídrico, nesse caso o sifão, deve estar à montante de toda a instalação do banheiro

     

    esse fecho hídrico separa o esgoto primário e o esgoto secundário, ou seja ele impede que os gases do esgoto primário retorne para as peças sanitárias

  •  Ralo seco – é usado em pisos diversos, como em sacadas, garagens, varandas, onde não há ligação direta com a tubulação que vem de pias ou banheiros.

     O ralo seco não tem o famoso “fecho hídrico” que é a retenção de uma pequena quantidade de água no fundo do ralo que impede a passagem de odores (mau cheiro proveniente da rede de esgoto do imóvel).

    O ralo seco pode ser instalado em sacadas, varandas e garagens porque é ligado diretamente na rede de água pluvial (água da chuva), ou direcionadas diretamente para a rede pública de coleta (aquela que passa na rua). 

    Opinião de experiência : Instalar um ralo seco antes de um ralo Sifonado é perder dinheiro, em instalações sanitárias o correto é evitar colocar ralo seco e instalar ralo sifonado para evitar e retorno de odores !! Por isso o correto da questão deveria ser letra E !! 

  • Não consigo imaginar como um ralo seco instalado antes (ou até depois) de um ralo sinfonado irá evitar o retorno de gases no ralo seco.

    Se fosse um ralo seco ligado ao uma caixa sinfonada, a situação seria diferente.

    o---ø---

  • GABARITO A

     

    No sentido do fluxo : antes

    No sentido contrário : depois

  • Como o ralo selo vem antes do ralo sinfonado, no sentido do fluxo, o sifão (do ralo sinfonado) irá barrar os gases, para que os mesmo não cheguem até o ralo seco

  • Antes de responder a questão vale lembrar que: o ralo seco não possui proteção hídrica (desconector), já o ralo sifonado é dotado de desconector.

    A função do desconector é vedar a passagem do gás presente no esgoto primário para o esgoto secundário. 

    O ralo seco recebe água de lavagem e do chuveiro. Neste caso, como ele não veda a passagem de gás, ele necessariamente deve ter seus ramais de descarga  ligado a um desconector, normalmente, a caixa sifonada ou o ralo sifonado. É por isso que o ralo seco deve ser instalado antes de um desconector (ver figura).


    Figura: Ralo seco seguido de uma caixa sifonada.
    Fonte: Portal Eletrônico Uol.

    Cuidado! Perceba que caso o ralo seco seja instalado depois de um desconector será inútil, pois  o desconector não irá impedir que os gases do ramal de esgoto alcancem os aparelhos sanitários.

    Gabarito do Professor: Letra A.