SóProvas


ID
1869004
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da teoria da comunicação e suas diferentes abordagens, julgue o item subsequente.

Ferdinand de Saussure diferenciou língua (langue) de fala (parole), evidenciando que as regras de qualquer sistema linguístico se atualizam na aplicação concreta no ato da fala.

Alternativas
Comentários
  • Saussure considera que o objeto da linguística deve ser o sistema constituído da língua (langue) e não a fala (parole). Para ele a parole que se realiza através da estrutura normativa da língua. A língua (langue) é um conjunto de regras que se concretiza através do ato da fala (parole).

     

    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-da-prova-de-comunicacao-funpresp-2016-cespe/

     

  • Apenas complementando o comentário da Yasmin Cuevo... 

     

    Para entender como pensava Saussure, é preciso lembrar que a língua tem um fator inerente de convencionalidade (instituído por convenção) em sua estrutura normativa. Isso quer dizer que ela funciona como um contrato sem ação voluntária dos contrantes; a língua é um produto comunicacional. Nasci no Brasil e adotarei essa estrutra convencionada de linguagens (Idioma) que chamamos de "Língua Portuguesa". 

     

    É correto dizer que essa  estrutura normativa (gramática) da língua se concretiza no ato da fala, contudo esta (parole) se realiza APENAS através da estrutura normativa da língua.

     

    Por exemplo: a fala não é concretizada por um bebê que está aprendendo determinado idioma. Diferentemente, a língua, embora seja concretizada mediante a fala, não necessita dela para se concretizar, como num livro por exemplo.

  • É o contrário.  Para Saussure a língua existe sob duas formas: a parole, que é a língua que se ouve na forma da fala (ou que se lê na forma da escrita) e que constitui algo individual; e a langue, que é o conjunto das regras internalizadas em uma comunidade, e que é um fato social.

  • A língua é um sistema gramatical das pessoas que falam a mesma língua. Não depende do indivíduo que a fala (as pessoas que falam a mesma língua têm que aprender ela). A fala é o emprego da língua. É um ato individual.

    As modificações que se operam na língua se originam na fala - quando há condições favoráveis para que modificações se generalizem.

  • Questão retirada do livro Teoria da Comunicação, de Martino, pág. 111, literalmente:

     

    Uma das primeiras distinções feitas por Saussure é a diferença entre língua ("langue) e fala ("parole). A linguagem existe na fala. As regras de qualquer sistema linguístico se atualizam na sua aplicação concreta no ato da fala. 

  • certa

    Como falamos na aula, Saussure considera que o objeto da linguística deve ser o sistema constituído da língua (langue) e não a fala (parole). Para ele a parole que se realiza através da estrutura normativa da língua. A língua (langue) é um conjunto de regras que se concretiza através do ato da fala (parole).

    fonte: estratégia concursos

  • Ferdinand de Saussure foi o primeiro linguista a criar uma metodologia para estudar a linguagem verbal humana, baseada em quatro dicotomias: língua/fala; sincronia/diacronia; sintagma/paradigma; e significado/ significante.

    Nos aspectos “língua" e “fala", temos que a fala é assistemática, heterogênea e concreta; a língua é sistemática, homogênea, abstrata e passível de considerações internas. O que é fato da língua (langue) está no campo social; o que é fato da fala (parole) situa-se na esfera do individual. A fala é a faculdade natural de usar uma língua; a língua é resultado de algo adquirido e convencionado.

    Podemos afirmar que a questão está certa: Ferdinand de Saussure diferenciou língua (langue) de fala (parole), e evidenciou que a língua e suas regras, por se basearem no social, são mutáveis e atualizáveis na medida em que o ato da fala, da esfera individual, são utilizados e aplicados no dia a dia.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Bibliografia:

    - Carvalho, Francisco Romário Paz. Saussure e o ensino da língua materna. Data: 08/06/2015. Disponível em https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/download/3512/2835. Acesso: Outubro de 2021.

    - Saussure, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. Trad. Antonio Chelini, José Paulo

    Paes e Izidoro Blikstein. 5. ed. São Paulo: Cultrix, 1973.