SóProvas


ID
1869013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da teoria da comunicação e suas diferentes abordagens, julgue o item subsequente.

A abordagem empírico-experimental do final da década de 40 do século XX pode ser sintetizada pela formulação das seguintes perguntas: quem? Diz o quê? Através de que canal? Com que efeito?

Alternativas
Comentários
  • Essas perguntas correspondem ao Modelo de Lasswel. 

  • A Teoria da Persuasão, também chamada de Teoria Empírico-experimental, paralelamente à Teoria Empírica de Campo, desenvolve-se a partir dos anos 40 e conduz ao abandono da Teoria Hipodérmica. Consiste na revisão do processo comunicativo entendido como uma relação mecanicista e imediata entre estímulo e resposta. Oscila entre a idéia de que é possível obter efeitos relevantes se as mensagens forem adequadamente estruturadas e a certeza de que, frequentemente, os efeitos que se procurava obter não foram conseguidos. Persuadir os destinatários é possível se a mensagem se adequa aos fatores pessoais ativados pelo destinatário ao interpretá-la. A mensagem contém características particulares do estímulo, que interagem de maneira diferente de acordo com os traços específicos da personalidade do destinatário.( De Fleur, 1970,122) Ou seja, o avanço consiste em que a teoria passa a levar em conta as diferenças individuais do público. Dessa maneira, estabelece-se uma estrutura lógica, muito semelhante ao modelo mecanicista da Teoria Hipodérmica:

     

    CAUSAS -> PROCESSOS PSICOLOGICOS INTERVENIENTES -> EFEITOS

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_persuas%C3%A3o

  • A questão faz referência ao Modelo de Lasswell.

    "Lasswell concentra sua atenção sobre dois temas: a análise dos efeitos e a análise dos conteúdos da comunicação, passando a entender a audiência como ativa, decidindo o que quer ouvir ou não. "

  • está faltando o "para quem" que se refere à análise das audiências

  • Modelo de Lasswell

    Apesar de baseado na Teoria Hipodérmica, este modelo, criado pelo cientista político Harold Lasswell, apontava as falhas da mesma e foi um dos responsáveis pela sua defasagem. O Modelo de Lasswell apontava cinco questões cruciais para a compreensão correta da mensagem midiática: “Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? Com que efeito?”. A partir da obtenção das respostas para tais perguntas, a mensagem era caracterizada como clara e completa.

     

    Boa sorte e bons estudos!

     

  • De forma bem simples, pensemos: Lasswell:

    Modelo dos 5Qs

    1 - QUEM?

    2- DIZ O QUÊ?

    3- EM QUE CANAL?

    4- A QUEM?

    5- COM QUE EFEITO?

  • Na verdade as perguntas: quem? Diz o quê? Através de que canal? Com que efeito?  Fazem parte do modelo de Lasswell que buscou explicar como se dá o fluxo comunicacional, também conhecido como Análise de Conteúdo.

    Gabarito: E

  • A explicação da questão refere-se à teoria de Laswell, baseada no livro "Propaganda Technique in World War"

    A empírico-experimental  preconiza que a mensagem é assimilada a partir de um filtro psicológico individual (confiança, estar de acordo e necessidade).
    Ex: propaganda do primeiro sutiã

  • A Teoria da Persuasão defende que a mensagem enviada pela mídia depende de fatores pessoais para ser assimilada. O indivíduo tende a se interessar por informações que estejam inseridas em seu contexto e com as quais ele esteja de acordo. Sua fórmula se difere do ESTÍMULO > RESPOSTA da Teoria Hipodérmica pois inclui o fator psicológico: ESTÍMULO > FATOR PSICOLÓGICO > RESPOSTA.

  • No final da década de 40, Lasswell montou seu próprio modelo explicativo também conhecido como análise de conteúdo. Ele percebeu que cada mensagem produz sensações diferentes, e traçou esse fluxo com 5 perguntas:

    Quem? Diz o quê? Em que canal? A quem? Com que efeito?

    No caso, a questão omitiu o destinatário/receptor.

    Abs!

  •   errada

    é o modelo de Laswell (produto da teoria hipodérmica).

  • A abordagem empírico-experimental, também conhecida como teoria da persuasão, tinha como foco o estudo do impacto da mensagem no destinatário tendo como filtro questões psicológicas (como sua personalidade). Amplamente difundida na metade do século XX, esses teóricos compreenderam que há uma certa autonomia por parte dos receptores, que se expõem, percebem e memorizam as coisas seletivamente.

    Uma outra vertente de estudos da comunicação, o funcionalismo, tinha como um dos mais famosos representantes Harold Lasswell. Para esse autor, a comunicação é uma atividade intencional. Em 1948, Lasswell propôs um modelo que indica que o ato de comunicação deve responder a cinco perguntas: quem? Diz o que? Em que canal? Para quem? Com que efeito?

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Silva, Sandro T. M. da. Teorias da comunicação nos estudos de relações públicas. EDIPUCRS. 2011.

    - Mattelart, Armand. História das teorias da comunicação. Editora Loyola: 1999.