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ID
1869262
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Na engenharia de software existem diversos padrões de projeto que são soluções gerais para serem reutilizadas em problemas semelhantes. No sistema SISPESSOAL o arquiteto decidiu criar somente um objeto para conexão com o banco de dados, visando à economia de recursos computacionais. Quando o objeto for chamado, em qualquer parte do código, sempre será retornada a mesma instância do objeto.

Para que isto ocorra será utilizado o padrão de projeto 

Alternativas
Comentários
  • Página 319 do livro do Pressman, 7 ed.

  • Para resolver essa questão sequer seria necessário saber o propósito geral do Singleton. Bastaria atentar ao trecho abaixo e saber quais são os padrões criacionais:

     

    (...) "o arquiteto decidiu criar somente um objeto"

     

    Factory Method, Abstract Factory, Builder, Singleton e Prototype.

     

    Fim de papo! Questão morta!

     

    Adapter, Bridge --> Estrutural

    Command, Strategy --> Comportamental

     

  • A fábrica abstrata constrói um protótipo único (Mnemônico - se servir a alguém).

    Factory Method, Abstract Factory, Builder, Prototype e Singleton.