SóProvas


ID
1870204
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Na versão 1.0 do Guia de Elaboração de PDTI do SISP, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação é considerado um documento de cunho

Alternativas
Comentários
  • boa chupão!
  • No nível tático, o instrumento mais comumente usado para representar o planejamento de TI é o Plano
    Diretor de Tecnologia de Informação – PDTI
    , foco desse guia.

     

    O PDTI demonstra de forma tática como uma Guia de Elaboração de PDTI do SISP v1.0 organização, no que se refere à Tecnologia da Informação, pode realizar a transição de uma situação atual para uma situação futura, a partir da definição de um plano metas e ações.

     

    A IN 04/2014 em seu art. 2°, inciso XXII, define o PDTI, como um “instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período”.

     

     

    Fontes: Guia de Elaboração de PDTI do SISP 1.0

    INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 4, DE 11 DE SETEMBRO DE 2014.

  • Essa fonte dá uma explicação show!! ----> https://c3s.sisp.gov.br/cau/anexos/423.pdf

    E aqui justifica a resposta dessa questão - Letra A.

    .

    "As organizações devem possuir instrumentos de planejamento setoriais, para representar cada função da organização. Ou seja, é importante que o órgão possua planos, nos níveis estratégico, tático e/ou operacional, para as funções financeira, logística e outras que compõem a organização. Entre essas funções destaca-se a Tecnologia da Informação. Por isso, o órgão pode ter um Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação - PETI e/ou um Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI para abarcar a função de TI da organização.
    .
    O PETI, situado no nível estratégico, é um documento que complementa o Planejamento Estratégico Institucional - PEI, por meio do planejamento de sistemas de informação, conhecimentos e informática, possibilitando a definição de objetivos específicos para a área de TI. Ele estabelece as diretrizes e as metas que orientam a construção do Planejamento de TI do Órgão.
    .
    Já no nível tático, o instrumento comumente usado para representar o planejamento de TI é o Plano Diretor de Tecnologia de Informação – PDTI. O PDTI demonstra de forma tática como uma organização, no que se refere a Tecnologia da Informação, pode realizar a transição de uma situação atual para uma situação futura, a partir da definição de um plano de metas e ações. A IN 04/2010 em seu art. 2°, inciso XXII, define o PDTI, como um “instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período”.
    .
    O PDTI deve definir indicadores, em conformidade com os objetivos estratégicos da TI, e conter o planejamento de investimentos necessários, proposta orçamentaria, quantitativo e capacitação de pessoas, e identificação e tratamento de riscos relacionados a TI.
    .
    É fundamental que o PDTI proporcione o alinhamento das soluções de Tecnologia da Informação com as metas do negócio e as necessidades da organização. Dessa maneira, o planejamento de TI complementa o planejamento estratégico da organização.
    .
    Por fim, os planos de ação, no nível operacional, auxiliam a execução das ações e o alcance das metas, alinhados ao PDTI."

     

  • Lucc ótima referência obrigada :)

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre o Guia de Elaboração de PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) do SISP (Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática).

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de tecnologia da informação que visa ao atendimento das necessidades de informação de um órgão ou entidade.

    Já o Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP) foi instituído pelo Decreto n.º 7.579/2011 e possui como função; a organização, a operação, o controle, a supervisão e a coordenação dos recursos tecnológicos da informação da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal.

    O Guia de Elaboração do PDTI é composto por três fases: preparação, diagnóstico e planejamento. A preparação é a fase inicial do projeto de elaboração do PDTI, o projeto é iniciado com o Comitê de TI definindo a abrangência e o período do PDTI e indicando a equipe de elaboração do PDTI. Após a indicação da equipe, faz-se necessário a formalização, por exemplo: uma portaria, que confere as atribuições de casa membro.

    Neste contexto, quanto à relação entre os níveis e instrumentos de planejamento, tem-se que, segundo a versão 1.0 do Guia de Elaboração de PDTI do SISP, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação é considerado um documento de cunho tático, conforme imagem abaixo.


    Fonte: Guia de Elaboração de PDTI do SISP v1.0, pág. 19.


    Fonte:

    Guia de Elaboração de PDTI do SISP v1.0.


    Gabarito do Professor: Letra A.