SóProvas


ID
187048
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

A depreciação é um procedimento contábil que visa a

Alternativas
Comentários
  • O encargo de depreciação poderá ser computado, no resultado do exercício, como custo ou despesa operacional, conforme a utilização do bem que sofre o desgaste, seja em uma entidade industrial ou comercial. A depreciação dos bens utilizados na produção será registrada como custo na apuração do custo fabril.

    Contabilização
    O lançamento mais comum do fato relativo à depreciação é o seguinte:

    D - Despesa (ou custo) de depreciação

    C - a Depreciação acumulada


    A conta devedora, despesa de depreciação, é conta de resultado e representa o encargo econômico suportado pela entidade, chamada também de encargo de depreciação.

    A conta credora depreciação acumulada é retificadora do bem sujeito à depreciação, possuindo saldo credor. Integra o balanço patrimonial, sendo demonstrada juntamente com a conta do bem que retifica, em subtração a seu saldo, chegando-se ao valor contábil (diferença entre o valor pelo qual o bem está registrado no balanço e a sua depreciação acumulada).

    A depreciação será deduzida, para fins do Imposto de Renda, pela empresa que suporta o encargo econômico do desgaste ou obsolescência, de acordo com as condições de propriedade, posse ou uso do bem.

  • CPC 27 - IMOBILIZADO


    Depreciação é a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil.  


    Gab: D