-
Os objetivos primários da fase de elaboração incluem:
* Assegurar que a arquitetura, os requisitos e os planos sejam estáveis o suficiente e que os riscos sejam suficientemente diminuídos a fim de determinar com segurança o custo e a programação para a conclusão do desenvolvimento. Para a maioria dos projetos, ultrapassar essa marca também corresponde à transição de uma operação rápida e de baixo risco para uma operação de alto custo e alto risco com uma inércia organizacional freqüente.
* Tratar todos os riscos significativos do ponto de vista da arquitetura do projeto.
* Estabelecer uma arquitetura da baseline derivada do tratamento dos cenários significativos do ponto de vista da arquitetura, que normalmente expõem os maiores riscos técnicos do projeto.
* Produzir um protótipo evolutivo dos componentes de qualidade de produção, assim como um ou mais protótipos descartados para diminuir riscos específicos como:
- trocas de design/requisitos
- reutilização de componentes
- possibilidade de produção do produto ou demonstrações para investidores, clientes e usuários finais
* Demonstrar que a arquitetura de baseline suportará os requisitos do sistema a um custo justo e em tempo justo.
* Estabelecer um ambiente de suporte.
fonte: http://www.funpar.ufpr.br:8080/rup/process/itrwkfls/iwf_iie.htm
-
1. Concepção: o objetivo desta fase é estabelecer um business case[2] para o sistema. Devem ser identificadas todas as entidades externas (pessoas e sistemas) que irão interagir com o sistema em desenvolvimento e definir essas interações. Essas informações são utilizadas para avaliar a contribuição do novo sistema para o negócio.
2. Elaboração: os objetivos desta fase são desenvolver um entendimento do domínio do problema, estabelecer um framework[3] de arquitetura para o sistema, desenvolver o plano de projeto e identificar seus principais riscos. Ao final desta fase deve-se ter um modelo de requisitos para o sistema (os casos de uso da UML são especificados), uma descrição de arquitetura e um plano de desenvolvimento do software.
3. Construção: esta fase está essencialmente relacionada ao projeto, programação e teste do sistema. As partes do sistema são desenvolvidas paralelamente e integradas durante esta fase. Ao final deve-se ter um sistema de software em funcionamento e a documentação associada pronta para ser liberada para os usuários.
4. Transição: nesta fase, faz-se a transferência do sistema da comunidade de desenvolvimento para a comunidade de usuários, com a entrada do sistema em funcionamento no ambiente real. Esta é uma atividade ignorada na maioria dos modelos de processo de software, pois é onerosa e às vezes problemática. Ao final desta fase, deve-se ter um sistema de software documentado, funcionando corretamente em seu ambiente operacional.
fonte: https://www.tiespecialistas.com.br/2011/02/rup-primeiros-passos/
-
d-
em RUP, elaboração é arquitetura, o que implica diagramas UML, diagrama ER, definição de funções etc. Em suma, se alguma opção falar de projeto, provavelmente sera relacionada a elaboração
-
Os riscos começam a ser identificados na iniciação... enfim, questão poderia ser anulada.