SóProvas


ID
1870849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos à consolidação das demonstrações financeiras.

A obrigatoriedade de consolidação das demonstrações contábeis está diretamente associada ao controle que uma empresa investidora exerce sobre uma empresa investida.

Alternativas
Comentários
  • CPC 36 – Demonstrações Consolidadas

     

    Objetivo

    1. O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer princípios para a apresentação e elaboração de demonstrações consolidadas quando a entidade controla uma ou mais entidades.

     

    Atingindo o objetivo

    2. Para atingir o objetivo do item 1, este pronunciamento:

    (a) exige que a entidade (controladora) que controle uma ou mais entidades (controladas) apresente demonstrações consolidadas;

    (b) define o princípio de controle e estabelece controle como a base para a consolidação;

    (c) define como aplicar o princípio de controle para identificar se um investidor controla a investida e, portanto, deve consolidá-la; (Alterada pela Revisão CPC 04)

    (d) define os requisitos contábeis para a elaboração de demonstrações consolidadas; e

    (e) define entidade de investimento e estabelece uma exceção para a consolidação de controladas específicas de entidade de investimento. (Incluída pela Revisão CPC 04)

     

     

    Demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de grupo econômico, em que os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fossem uma única entidade econômica.

     

     

    gab: C

  • O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 36 é estabelecer princípios para a apresentação e elaboração de demonstrações consolidadas quando a entidade controla uma ou mais entidades. Portanto, a entidade que seja controladora deve apresentar demonstrações consolidadas.

    Com isso, correta a afirmativa.

  • Então investidora é o mesmo que controladora ?

  • apf Marques, não. posso investir sem ter controle.
  • Apenas cuidado para não confundir os termos "empresa investidora" com "entidade de investimentos".

    "empresa investidora" é uma maneira genérica de se referir à controladora

    "entidade de investimentos" é uma exceção quando se trata da obrigatoriedade de consolidar demonstrações contábeis, e uma "entidade de investimentos" é uma entidade que obtém recursos de um ou mais investidores com o intuito de prestar a esses investidores serviços de gestão de investimento; e se compromete com os seus investidores no sentido de que seu propósito comercial é investir recursos exclusivamente para retornos de valorização do capital, receitas de investimentos ou ambos (CPC 36)

  • Apesar de ser anterior à NBC TSP 17, essa questão abordava à época uma norma similar da Contabilidade Geral. Atualmente, no entanto, ela poderia ser respondida com conhecimentos da NBC TSP 17.

    O objetivo da NBC TSP 17 é estabelecer critérios para a apresentação e elaboração de demonstrações contábeis consolidadas quando a entidade controla uma ou mais entidades. Essa consolidação visa apresentar aos usuários das demonstrações contábeis a posição patrimonial e os resultados da entidade controladora e de suas controladas, como se esse grupo (chamado na NBC TSP 17 de entidade econômica) fosse uma única entidade.

    A fim de atingir esse objetivo, a NBC TSP 17:

    a) exige que a entidade (controladora) que controle uma ou mais entidades (controladas) apresente demonstrações contábeis consolidadas.

    [...]

    Do trecho acima, depreende-se que o item está certo.