SóProvas


ID
1870852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos à consolidação das demonstrações financeiras.

Situação hipotética: Uma empresa obteve lucro de R$ 400.000 com a venda de estoque para outra empresa do mesmo grupo. No final do exercício, o estoque negociado permaneceu no ativo da empresa compradora. A empresa vendedora está sujeita a uma alíquota de 30% de impostos e contribuições sobre o lucro. Assertiva: Nesse caso, na consolidação dos balanços, o lucro consolidado será reduzido pela diferença entre o lucro obtido na negociação intergrupo e a tributação sobre esse lucro.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    Cheguei a seguinte conclusão:

    Nas transações entre ontroladora e controlada (ou negociações intergrupo), o lucro não realizado nas transações deve ser eliminado.

    Se, por ex, a vendedora obteve 50.000 de lucro, o lucro de fato obtido (o lucro "não realizado" efetivo) é o valor do lucro menos os tributos, no caso da questão os 30%.

    Por isso, na consolidação dos balanços, o lucro consolidado será reduzido pela diferença entre o lucro obtido na negociação intergrupo (ex.50.000) e a tributação sobre esse lucro (os 30%), ou seja, será reduzido pelo valor do lucro não realizado líquido.

     

    CPC 18.

  • Exemplo:

    grupo A&B: A controla B

    A vende "prudutos para revenda" para B com lucro de 400 mil

    Porém como B ainda não revendeu, o lucro para o grupo A&B não foi realizado e ainda terão que pagar impostos de 30%.

    ou seja, até que seja realizado o lucro, o grupo A&B está no prejuízo de 30%.

    Então, se quando for realizado o lucro o grupo terá 400 mil - 30%, desta forma basta deduzir do balanço consolidado 400 mil - 30%: Nesse caso, na consolidação dos balanços, o lucro consolidado será reduzido pela diferença entre o lucro obtido na negociação intergrupo e a tributação sobre esse lucro.

  • Como ainda não estudei esse assunto eu parti da lógica que se o lucro não fosse reduzido pela tributação possivelmente todas as empresas sairiam se dividindo e criando controladas para evitar da tributação ser deduzida nas demonstrações contábeis. Não sei se é um raciocínio válido, se alguém puder agregar mais informações ficaria agradecida.

  • Questão Certa.

     

    Fundamento: CPC 36, B86. Demonstrações consolidadas devem:

     

    (...)

     

    (c) eliminar integralmente ativos e passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa intragrupo relacionados a transações entre entidades do grupo (resultados decorrentes de transações intragrupo que sejam reconhecidos em ativos, tais como estoques e ativos fixos, são eliminados integralmente). Os prejuízos intragrupo podem indicar uma redução no valor recuperável de ativos, que exige o seu reconhecimento nas demonstrações consolidadas. O Pronunciamento Técnico CPC 32 – Tributos sobre o Lucro se aplica a diferenças temporárias, que surgem da eliminação de lucros e prejuízos resultantes de transações intragrupo.

     

    Sucesso!

  • Errei porque li INTRAgrupo e não INTERgrupo. No caso, a tributação só ocorre quando ocorrer a venda para terceiros, certo?

  • Nas Demonstrações Consolidadas o lucro obtido numa operação intragrupo deve ser excluído e, obviamente, deve ser pelo valor líquido do tributo.

    Com isso, correta a afirmativa.

  • Quando uma empresa vende ativos a outra, coligada ou controlada, pode haver a ocorrência de lucros não realizados. Considera-se realizado o lucro quando o ativo for vendido para terceiros. 

    -Estratégia Concursos

  • Os impostos sobre o lucro são deduzidos do lucro para fim de determinação do valor de Lucros Não Realizados,

    então, na questão, os lucros não realizados são (400.000 - 30% = 280.000), realmente, se ele se refere a transação intergrupo, está dizendo que este lucro já não seria mais 'não realizado', só seria excluído das demonstrações se fosse mencionado uma operação intragrupo. Para fins de consolidação, o lucro não realizado é aquele que não envolveu venda a terceiros.

  • "Nesse caso, na consolidação dos balanços, o lucro consolidado será reduzido pela diferença entre o lucro obtido na negociação intergrupo e a tributação sobre esse lucro."

    O lucro obtido intragrupo que ainda não tenha sido realizado, ou seja, quando o bem vendido ainda não tenha saído do grupo, deverá ser ANULADO e não vai constar nas demonstrações consolidadas.

    O mesmo acontece com a tributação, que também não teria sido realizada, ou seja, deve ser anulada junto como lucro e não deve constar na demonstração - o acessório segue o principal.

    Na questão fala que o LUCRO CONSOLIDADO será reduzido pela DIFERENÇA entre o lucro da venda e a tributação, ou seja: 400 mil - 30% = 399,30

    Isso é claro, porque o lucro efetivo é a receita de vendas reduzida dos impostos, logo o valor a ser anulado na consolidação é de 399,30.

    Qualquer equívoco me avisem.

    Bons estudos!

  • Na situação narrada, o IR, se não pago ainda, figura no PC como IR a pagar. Por outro lado a despesa com IR é eliminada do resultado tendo como contrapartida o AC como imposto diferido, pois representa um direito por uma antecipação pela cia do grupo. Como não foi falado se o imposto foi ou não pago, parece que o examinador considerou como pago, eliminando apenas o lucro líquido de 280 mil.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K