SóProvas


ID
1870855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos à consolidação das demonstrações financeiras.

Ao apurar os lucros no exercício, exceto aqueles computados no resultado abrangente, a entidade que reporta a informação contábil deve atribuí-los aos proprietários e às participações de não controladores.

Alternativas
Comentários
  • CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis

    81B. A entidade deve apresentar os seguintes itens, além da demonstração do resultado e de outros resultados abrangentes, como alocação da demonstração do resultado e de outros resultados abrangentes do período:

    (a) resultado do período atribuível a: (i) participação de não controladores, e (ii) sócios da controladora;

    (b) resultado abrangente atribuível a: (i) participação de não controladores, e (ii) sócios da controladora.

    Portanto, o erro da questão está ao excetuar os lucros computados no resultado abrangente.

  • CPC 36 - Demonstrações Consolidadas

     

    Participação de não controladores

     

    B94. A entidade deve atribuir os lucros e os prejuízos e cada componente de outros resultados abrangentes aos proprietários da controladora e às participações de não controladores. A entidade deve atribuir também o resultado abrangente total aos proprietários da controladora e às participações de não controladores, ainda que isto resulte em que as participações de não controladores tenham saldo deficitário.

     

    Gab: E

  • REDAÇÃO CORRETA: Ao apurar os lucros no exercício, exceto INCLUSIVE aqueles computados no resultado abrangente, a entidade que reporta a informação contábil deve atribuí-los aos proprietários e às participações de não controladores.

  • Entendimento extraído do CPC 36:

    Devem ser atribuídos aos aos proprietários da controladora e às participações de não controladores:

    . os lucros e os prejuízos

    . cada componente de outros resultados abrangentes

    . resultado abrangente total, ainda que isto resulte em que as participações de não controladores tenham saldo deficitário

  • Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 36 a entidade deve atribuir os lucros e os prejuízos e cada componente de outros resultados abrangentes aos proprietários da controladora e às participações de não controladores. A entidade deve atribuir também o resultado abrangente total aos proprietários da controladora e às participações de não controladores, ainda que isto resulte em que as participações de não controladores tenham saldo deficitário.

    Com isso, incorreta a afirmativa, pois não há a exceção mencionada.

  • RESUMO:

    os lucros no exercício E aqueles computados no resultado abrangente serão atribuídos aos proprietários e às participações de não controladores.