Gabarito: Letra D.
De acordo com Preparação e Resposta à Introdução do Vírus Chikungunya no Brasil.Brasília-DF.2014 e Doenças Infeccisas e Parasitárias.Guia de Bolso.8ª edição.Brasília-DF.2010
a) Errada.
A imunidade é permanente para um mesmo sorotipo (homóloga).
Entretanto, a imunidade cruzada (heteróloga) existe temporariamente por 2 (dois) a 3 (três) meses.
b) Errada.
Normalmente o Ultrassom Obstétrico é solicitado 1 por trimestre, sendo prioritários o 1º e 3º trimestres.
Em toda grávida em qualquer idade gestacional com histórico de doença exantemática aguda com diagnóstico laboratorial conclusivo para o Zika vírus, há complementação de pelo menos mais 01 (um) Ultrassom Obstétrico.
O diagnóstico laboratorial específico pode ser o sorológico e virológico.
c) Errada.
O virológico tem por objetivo identificar o patógeno e monitorar o sorotipo viral circulante.
Para realização da técnica de isolamento viral e reação em cadeia da polimerase (PCR), a coleta do sangue deve ser realizada até o 5º (quinto) dia do inicio dos sintomas.
Já o sorológico a sorologia e utilizada para detecção de anticorpos antiDengue e deve ser solicitada a partir do 6 (sexto) dia do inicio dos sintomas.
d) Correta.
e) Errada.
As formas de prevenção é a mesma para todas as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti que é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros.
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos.
Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo.
Mosquiteiros proporcionam boa proteção pra aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).