SóProvas


ID
1871164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, assinale a opção correta acerca da doença dengue, em crianças e adultos.

Alternativas
Comentários
  • a) A maioria dos sinais de alarme é resultante do aumento da permeabilidade vascular, a qual marca o inicio do deterioramento clínico do paciente e sua possível evolução para o choque por extravasamento de plasma. 

    Sinais de alarme na dengue

    a) Dor abdominal intensa (referida ou à palpação) e contínua. b) Vômitos persistentes. c) Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico). d) Hipotensão postural e/ou lipotimia. e) Hepatomegalia maior do que 2 cm abaixo do rebordo costal. f) Sangramento de mucosa. g) Letargia e/ou irritabilidade. h) Aumento progressivo do hematócrito.

    A dor abdominal é um achado importante que pode anteceder o choque, constituindo um dos principais sinais de alarme.

     

    b) Exercer pressão no local da retirada de venopunção até cessar o sangramento ou fazer curativo se necessário. Aplicar bolsa de gelo ou gelo seco sobre a área de venopunção na persistência de sangramento e/ou aplicar compressão direta sobre o local.​

     

    c) Aplicar compressas mornas (nunca fria devido ao risco de vasoconstricção súbita).

     

    d) Não administrar medicamentos por via intramuscular em pacientes com Dengue que apresentam sangramento.

     

    e) Atentar para o risco de crise convulsiva (crianças menores de 5 anos, principalmente lactentes) está relacionado à presença de Febre.

     

    Referência: Dengue: manual de enfermagem – adulto e criança - 2008 Disponível em <http://www.dengue.org.br/dengue_manual_enfermagem.pdf> acessado em 06 Jul 2016.

    Dengue - Diagnóstico e manejo clínico - Adulto e Criança - 2016 Disponível em <http://www.saude.go.gov.br/public/media/ZgUINSpZiwmbr3/10900120219262619909.pdf> Acessado em 06 Jul 2016

  • Entre o terceiro e o sétimo dia do inicio da doença, quando ocorre a defervescência da febre, podem surgir sinais e sintomas como vômitos importantes e frequentes, dor abdominal intensa e continua, hepatomegalia dolorosa, desconforto respiratório, sonolência ou irritabilidade excessiva, hipotermia, sangramento de mucosas, diminuição da sudorese e derrames cavitários (pleural, pericárdico, ascite).Em geral, os sinais de alarme anunciam a perda plasmática e a iminência de choque. Existe associação da dor abdominal a presença de ascite (VPP90%) e ao choque (VPP82%). Portanto, se reconhecidos precocemente, valorizados e tratados com reposições volumétricas adequadas, melhoram o prognostico. O sucesso do tratamento do paciente com dengue esta no reconhecimento precoce dos sinais de alarme. No paciente com dengue que apresenta sangramento deve-se exercer pressão no local da retirada de venopunção ate cessar o sangramento. Aplicar bolsa de gelo ou gelo seco sobre a área de venopunção na persistência de sangramento e/ou aplicar compressão direta sobre o local. No caso de febre deve-se aplicar compressas mornas, nunca fria devido ao risco de vasoconstrição súbita. O paciente com dengue que apresenta sangramento não pode receber medicamentos por via intramuscular. Em caso de febre deve-se atentar para o risco de crise convulsiva (crianças menores de 5 anos, principalmente lactentes). Ou seja, está associado a febre e não a prurido. Reposta A Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Diretoria Técnica de Gestão. Dengue : manual de enfermagem – adulto e criança / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Diretoria Técnica de Gestão. – Brasília : Ministério da Saúde, 2008. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Diretoria Técnica de Gestão. Dengue : diagnóstico e manejo clínico: adulto e criança / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Diretoria Técnica de Gestão. – 4. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.