SóProvas


ID
1872085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Entre os diversos serviços de rede, o NTP é o responsável por fazer a parte de sincronismo de relógio. A respeito de NTP em roteadores, switchs e servidores de rede, julgue o item subsequente.


Para ocorrer o sincronismo do relógio com o uso do NTP, diversos pacotes devem ser trocados entre o cliente e o servidor. Assim, quanto mais curto e simétrico for o RTT (round trip time), mais correta será a estimativa da hora corrente para o sincronismo.

Alternativas
Comentários
  • Certo (?)

    Primeiramente, as mensagens do NTP são baseadas no protocolo UDP, que é um protocolo não confiável e não orientado à conexão. O Round Trip Time ou RTT é tempo necessário de ida e volta dos pacotes de NTP entre o cliente o servidor. Dessa forma, quanto mais curto mais correta será a estimativa da hora corrente para o sincronismo.

    Por outro lado, não entendi o signficado de RTT simétrico nessa caso. Alguém pode complementar?

  • Winicius Neres,

    Acredito que tenha a ver com o stratum na topologia NTP. Quanto mais curto for o caminho, menor será a variação de tempo total, por conta dos hops entre a origem e destino. Se estiver falando besteira, peço que me corrijam e/ou complementem =)

  • Gabarito: Certo.

    A título de contribuição: o RTT nada mais é do que o delay da transmissão, por isso que, quanto menor seu valor, maior sincronia.

    Bons estudos!

  • Andrei Sá, sempre importante citar a fonte[1]. Seja justo com quem produz conhecimento.

    As relações entre os diferentes dispositivos NTP são normalmente chamadas de Associações. São possíveis as seguintes Associações:

    (...)

    Modo simétrico: (symmetric mode) Dois ou mais dispositivos NTP podem ser configurados como pares (peers), de forma que possam tanto buscar o tempo, quanto fornecê-lo, garantindo redundância mútua. Essa configuração faz sentido para dispositivos no mesmo estrato, configurados também como clientes de um ou mais servidores.

    Fonte:

    [1] https://ntp.br/ntp.php