SóProvas


ID
1872094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O CSMA/CD (carrier sense multiple access/collision detect) é um protocolo amplamente utilizado em redes Ethernet. Com relação ao modo de funcionamento desse protocolo, julgue o item a seguir.


A técnica utilizada pelo CSMA/CD para detectar uma colisão é independente do tipo de mídia física, uma vez que a especificação do protocolo é típica de camada 2 do modelo OSI.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro dessa questão seja falar "A técnica utilizada pelo CSMA/CD para detectar uma colisão é independente do tipo de mídia física". As redes sem fio não faz uso do CSMA/CD e sim do CSMA/CA.

  • Diferença entre CSMA/CA e CSMA/CD

    CSMA/CA é o Colidion Avoidance (evita colisão) enquanto que o CSMA/CD é o Colision Detection (detecta a colisão).

    CSMA/CD é usado em redes Ethernet, enquanto que o CSMA/CA é usado em redes Wi-fi.

    O CSMA/CA "escuta" o meio (ao contrário do CSMA/CD que transmite sem escutar e caso detecte a colisão, ele retransmite), e se este estiver livre por determinado tempo (DIFS), transmite. Senão, backoff. O tempo de backoff é randômico pra poder evitar colisões.

  • 2.3 Detecção de colisão e backoff
    A detecção de colisão e o procedimento de backoff são recursos importantes no protocolo MAC no Ethernet, já que as colisões são parte normal do protocolo e são tratadas de forma rápida e automaticamente. As colisões não causam perda dos dados no sistema Ethernet, pois toda transmissão de um frame que encontra uma colisão é realizada novamente. O mecanismo de detecção de colisão é dependente da mídia utilizada. Um segmento de rede Ethernet, seja ele de fibra ótica ou de cabo par trançado, possui vias independentes de recepção e transmissão. A colisão é detectada na presença de atividade em ambas as vias. Em sistemas de cabos coaxiais as colisões são detectadas por intermédio do monitoramento da tensão média, que aumenta caso duas ou mais interfaces transmitam ao mesmo tempo.

    FONTE: Implementação de um módulo Ethernet 10/100Mbps

  • Errada.

    Galera, a questão diz: "A técnica utilizada pelo CSMA/CD para detectar uma colisão é independente do tipo de mídia física, uma vez que a especificação do protocolo é típica de camada 2 do modelo OSI". Em nenhum momento a questão afirma que o método CSMA/CD é o único existente ou que todos os métodos de detecção de colisão trabalham da mesma forma.

     

    "A técnica utilizada pelo CSMA/CD para detectar uma colisão é independente do tipo de mídia física..." 

    Novamente, de acordo com Tanenbaum (Redes de Computadores, 5 ed, página 168), "É importante observar que a detecção de colisão é um processo analógico. O hardware deve escutar o canal enquanto está transmitindo. Se o sinal que ela lê de volta for diferente do sinal que está enviando, ela saberá que está havendo uma colisão. As implicações são que um sinal recebido não deverá ser pequeno em comparação com o sinal transmitido e que a modulação deve ser escolhida para permitir que as colisões sejam detectadas (por exemplo, uma colisão de dois sinais de 0 volt pode muito bem ser impossível de detectar)."

    De acordo com o trecho acima, o funcionamento do CSMA/CD é dependente da mídia física, afinal cada mídia possui propriedades particulares, por exemplo a latência e o modo de sinalização, que impactam diretamente na operação do CSMA/CD.

  • Errado.

     

    "O mecanismo de detecção de colisão é dependente da mídia utilizada.

     

    Um segmento de rede Ethernet, seja ele de fibra ótica ou de cabo par trançado, possui vias independentes de recepção e transmissão. A colisão é detectada na presença de atividade em ambas as vias.

     

    Em sistemas de cabos coaxiais as colisões são detectadas por intermédio do monitoramento da tensão média, que aumenta caso duas ou mais interfaces transmitam ao mesmo tempo.

     

    http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-31082005-120141/publico/disserta.pdf

  • CSMA/CD - ETHERNET (cabos) IEEE 802.3

    CSMA/CA (A - access point) - WIFI (sem fio) IEEE 802.11

  • Ethernet está na camada 2 (enlace). Ocorre que o CSMA/CD tem relação apenas com as conexões cabeadas. O CSMA/CD está diretamente relacionado com as conexões halfduplex, onde todos se comunicam, mas um de cada vez. Havendo colisões nessa comunicação o CSMA/CD entra em ação interrompendo esta comunicação e calculando o tempo necessário para que ela volte a ocorrer.

  • Você pode se confundir acreditando que, por não ser a camada física, a questão está certa. Entretanto, o CSMA/CD funciona em meios guiados. Logo, embora seja um protocolo da camada de enlace, ele depende do meio físico.

    Resposta: Errado

  • CSMA/CA – WIRELESS, OBSERVA O MEIO E SE NÃO OUVER COLISÃO TRANSMITE.

    CSMA/CD. – FÍSICO, CABEAMENTO, OBSERVA O MEIO E SE HOUVER COLISÃO RETRANSMITE OU ENCERRA A TRANSMISSÃO.

  • Específica para redes cabeadas, já que as redes via rádio (wifi, por exemplo) utilizam o CSMA/CA

  • ERRADO

    É DEPENDENTE, CSMA/CD = Ethernet (cabos) / CSMA/CA = Wireless

    CSMA/CD (Detecção de colisão)

    • Ethernet (cabos) - IEEE 802.3
    • Camada de Enlace
    • O protocolo Ñ evita a colisão, apenas DETECTA, e reinicia a transmissão
    • Comunicação Half-Duplex: Ñ se comunicam simultaneamente
    • Funcionamento: quando um computador deseja transmitir na rede, ele primeiro CHECA a presença de algum sinal no cabo, caso esteja livre, a informação pode ser transmitida.
    • Ñ há frame de confirmação
    • A Detecção de colisão, hoje em dia, não é mais utilizada nas redes baseadas em Switches (pois não há colisões)

    CSMA/CA (Prevenção de colisão)

    • Wireless - IEEE 802.11
    • Evita colisão
    • Comunicação Full-Duplex: há comunicação simultânea (envio e recebimento)
    • Funcionamento: antes de transmitir os dados, a estação transmissora AVISA sobre a transmissão, e em quanto tempo irá realizar esse processo - com o objetivo de EVITAR uma colisão
    • Exige que as estações se "escutem" antes de realizar uma transmissão de informação

    Espero que ajude ;) Muitos professores estão apostando nesses protocolos para as próximas provas

  • Gab:E

    A questão diz: "A técnica utilizada pelo CSMA/CD para detectar uma colisão é independente do tipo de mídia física, uma vez que a especificação do protocolo é típica de camada 2 do modelo OSI". Em nenhum momento a questão afirma que o método CSMA/CD é o único existente ou que todos os métodos de detecção de colisão trabalham da mesma forma.

    "A técnica utilizada pelo CSMA/CD para detectar uma colisão é independente do tipo de mídia física..."

    Novamente, de acordo com Tanenbaum (Redes de Computadores, 5 ed, página 168), "É importante observar que a detecção de colisão é um processo analógico. O hardware deve escutar o canal enquanto está transmitindo. Se o sinal que ela lê de volta for diferente do sinal que está enviando, ela saberá que está havendo uma colisão. As implicações são que um sinal recebido não deverá ser pequeno em comparação com o sinal transmitido e que a modulação deve ser escolhida para permitir que as colisões sejam detectadas (por exemplo, uma colisão de dois sinais de 0 volt pode muito bem ser impossível de detectar)."

    De acordo com o trecho acima, o funcionamento do CSMA/CD é dependente da mídia física, afinal cada mídia possui propriedades particulares, por exemplo a latência e o modo de sinalização, que impactam diretamente na operação do CSMA/CD.

    Fonte: TEC

  • CSMA/CD:

    Q351693 - A placa de rede de um host conectada a um hub não transmite quadros Ethernet ao perceber que outra placa de rede de outro host está realizando esta transmissão, o que ocorre devido ao protocolo CSMA/CD (carrier sense multiple access / collision detection) = C.

    Q309147 - Nas redes locais com topologia em barra, o canal de transmissão é considerado como broadcast e o CSMA/CD pode ser utilizado para evitar colisões = C.

    Q80610 - Em uma rede Ethernet, a tecnologia CSMA/CD permite detectar se, em uma placa de rede, o cabo está livre para iniciar a transmissão de dados = C.

    Q624029 - A técnica utilizada pelo CSMA/CD para detectar uma colisão é independente do tipo de mídia física, uma vez que a especificação do protocolo é típica de camada 2 do modelo OSI = E.

    Q584444 - A principal diferença entre os protocolos CSMA/CD e CSMA/CA é a capacidade que os nós que utilizam o CSMA/CD têm de identificar quando ocorrem as colisões, isto é, os nós são capazes de transmitir e ouvir o meio ao mesmo tempo. Em ambos os protocolos citados, o bac koff cresce exponencialmente com o número de colisões e, se os pacotes de dados enviados por um nó forem recebidos corretamente, o receptor enviará um frame de confirmação = E.

    CSMA/CD (Randômico/Não determinístico):

    → É o algoritmo utilizado para controle de acesso ao meio.

    → Escuta o meio antes de transmitir.

    → Reduz a probabilidade de colisão, mas não a elimina devido ao retardo de propagação.

    → Continua a verificar o meio por um tempo para saber se a transmissão foi bem-sucedida (não

    ocorreu colisão).

    → Para reduzir a probabilidade de uma nova colisão, a estação espera um tempo (back-off) aleatório.

    → Utilizado no padrão 802.3 | 802.11 é CSMA/CA.

    Gabarito errado.

  • Ao meu ver, o erro está na palavra "independente".. pq pelo fato de ser o CSMA/CD vai ser específico para redes cabeadas..

    O resto da assertiva está totalmente correta!

    Escrevendo da maneira correta:

    A técnica utilizada pelo CSMA/CD para detectar uma colisão é dependente do tipo de mídia física, uma vez que a especificação do protocolo é típica de camada 2 do modelo OSI.

    Não sou da área, por isso se tiver algum erro avisa que eu apago kkkkk Mas pelo meu material construído por muitas questões e conhecimento, é isso ai

  • Gab e!

    A técnica utilizada pelo CSMA/CD para detectar uma colisão é independente do tipo de mídia física, uma vez que a especificação do protocolo é típica de camada 2 do modelo OSI.

    Não é independente do tipo de mídia física. Ele atua somente com meios guiados. Usado na ethernet 802.3 barramento.

    detalhes da camada mac:

    Premissas da camada mac:

    capacidade de escutar o meio, para ver se está livre

    Colisões observáveis

    Protocolos usados:

    1 Aloha (década de 70) : Tem um quadro para ser enviado, enviar para um dispositivo central, ele retransmite a todos. Tipo hub. Se o quadro voltar, deu certo. Se não voltar, enviar novamente. Taxa 18% de sucesso kkk.(meios com ou sem fio)

    2 Aloha Slotted: Tempo certo janela predefinida para envio. 37% de sucesso. (meios com ou sem fio)

    3 CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection)

    Usado na 802.3 ethernet, topologia barramento. (MEIO CABEADO)

    Premissa I ''Ouvir o meio para ver se está livre, para não haver colisão''. Entretanto, as vezes dois dispositivos veem que está livre e enviam. Então, ocorre colisão. Diante disso, ambos irão aguardar intervalos de tempo diferentes para ouvir o canal e tentar enviar a transmissão novamente – evitando, assim, outra colisão. Para tanto, eles utilizam o backoff – um algoritmo de recuo. ''aguardar'' PS. ele é half duplex. ps 2( Rede de 10 g / topologia estrela,não é usado CSMACD. )

    Portanto, sintetizando, o objetivo do CSMA/CD é ouvir o canal e detectar colisões.

    4 CSMA/CA Carrier Sense Multiple Access with Collision Avoidance

    É mais sofisticado que o CSMA/CD, pois além de escutar o canal e detectar as colisões, ele também tenta evitar as colisões. É muito útil principalmente para transmissões sem fio.

    Como o WI-FI também é uma topologia barramento, ocorrem muitas colisões:nó oculto e nó esposto.

    A tentativa de evitar colisões se da pelo request to send (requisição para enviar), livre para enviar (clear to send),