"Algumas aplicações, como jogos com mais de um participante ou vídeo ao vivo de um evento esportivo, transmitido para muitos locais de exibição, enviam pacotes para vários receptores. A menos que o grupo seja muito pequeno,o envio de um pacote distinto a cada receptor é dispendioso. Por outro lado, o broadcasting de um pacote é um desperdício se o grupo tiver, digamos, mil máquinas em uma rede de um milhão de nós, de modo que a maioria dos receptores não está interessada na mensagem (ou, pior ainda, os receptores estão definitivamente interessados, mas não veem a mensagem). Desse modo, precisamos de um meio para enviar mensagens a grupos bem definidos que têm um tamanho numericamente grande, mas que são pequenos em comparação à rede como um todo. O envio de uma mensagem a um desses grupos denomina-se multicasting (multidifusão) e seu algoritmo de roteamento é chamado roteamento por multicasting.
O multicasting exige o gerenciamento de grupos. Será preciso usar algum método para criar e destruir grupos, e para identificar quais roteadores são membros de um grupo. O modo como essas tarefas serão realizadas não interessa ao algoritmo de roteamento".
Tanenbaum, Andrew S.
Redes de computadores / Andrew S. Tanenbaum e David Wetherall ; tradução
Daniel Vieira ; revisão técnica Isaías Lima. -- São Paulo : Pearson Prentice Hall,
2011, p.240.