Geralmente o monitoramento de infraestrutura de escritórios remotos é feita através de soluções de gerenciamento com conectividade IP. O software utilizado neste segmento pode ser usado de várias formas diferentes, como:
- servidores de terminais virtuais;
- sessões telnet;
- consoles baseados em navegador web.
No mercado há servidores com placas de hardware de gerenciamento embarcadas em seus sistemas, as quais fornecem informações detalhadas sobre as variáveis de ambiente e opções de configuração do dispositivo em um console customizado. Os sistemas com conectividade IP são conhecidos como in-band, pois requerem uma rede funcionando de forma apropriada (normalmente uma rede baseada em IP, como a Internet ou uma WAN). Se a conexão de rede entre o administrador e um dispositivo remoto apresentar falha (isto é, ficar “fora da banda”), a aplicação ficará inutilizada até a restauração da conexão de rede.
No gerenciamento in-band, a rede de dados que leva o conteúdo do cliente é também a rodovia que provê a conectividade para o sistema de gerenciamento, A habilidade de um cliente para administrar os elementos da rede depende da saúde desta rede. Paradoxalmente, a determinação da saúde da rede também depende da saúde daquela mesma rede. A falha de um elemento crítico de rede pode cegar o gerenciador para uma parte significante da rede, ou seja, o controle de tráfego pode interferir na produção da organização, o que não é desejável em redes corporativas.
fonte: tec
GAB. CERTO