SóProvas


ID
1873186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca dos riscos de mercado, julgue o item seguinte.

Os bancos brasileiros passaram a alocar capital próprio para cobertura do risco de mercado após a publicação do Acordo Internacional de Basileia III.

Alternativas
Comentários
  • A alocação de capital próprio para cobertura do risco de mercado ocorreu com a publicação do Acordo Internacional de Basileia I.

    O Acordo de Basileia II pretendia criar um padrão internacional para os reguladores bancários para controlar quantos recursos os bancos precisavam resguardar para protegê-los (e toda a economia) contra riscos financeiros e operacionais e garantir sua liquidez.

    O acordo de Basileia III teve por objetivo fortalecer os requisitos de capital, aumentando a liquidez e diminuindo a alavancagem bancária.

    http://www.mundodosbancos.com/acordos-de-basileia/#3

  • Os Acordos de Basileia III ou simplesmente Basileia III referem-se a um conjunto de propostas de reforma da regulamentação bancária, publicadas em 16 de dezembro de 2010.[1][2] Basileia III faz parte de um conjunto de iniciativas, promovidas pelo Fórum de Estabilidade Financeira (em inglês, Financial Stability Board, FSB) e pelo G20, para reforçar o sistema financeiro após a crise dos subprimes. Trata-se da primeira revisão de Basileia II (CRD II) e foi realizada ao longo de 2009, com aplicação prevista para 31 de dezembro de 2010.

    A reforma foi motivada pela constatação de que a severidade da crise se explica, em grande parte, pelo crescimento excessivo dos valores apresentados nos balanços dos bancos (e também fora dos balanços, nos derivativos, por exemplo), ao mesmo tempo em que caíam o nível e a qualidade dos recursos próprios destinados a cobrir os riscos. Além disso, muitas instituições não dispunham de reservas suficientes para fazer face a uma crise de liquidez.

    Nesse contexto, o sistema bancário revelou-se, de início, incapaz de absorver as perdas que afetaram os produtos estruturados de securitização e de assumir, em seguida, a reintermediação de uma parte das exposições extra-balanço.

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Basileia_III

  • Foi logo após o Acordo de Basileia 1. Esse acordo trata de uma regulação bancária - exigindo um capital mínimo para cada tipo de operação ativa bancária e segundo o grau de risco. Enquanto maior o risco, maior era o capital mínimo. Exemplo: suponha que um banco comercial conceda um crédito de R$ 1.000 a um cliente. Para isso o banco já deverá ter guardado um valor mínimo de R$ 110,00 (11%) independente do adimplemento ou não do cliente. O mínimo é 11% sobre qualquer operação podendo ter um valor mais alto.

    Gabarito:

    ERRADO