SóProvas


ID
1873255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Conforme números divulgados pelo Banco Central do Brasil, nos últimos dois anos o resultado fiscal do setor público foi deficitário, o que resultou no aumento da dívida pública em termos de percentual do PIB. Julgue o item a seguir, relativos à dívida pública.

Na década de 90 do século passado, houve aumento da dívida líquida em percentual do PIB do governo federal e estabilização da dívida nos estados, no Distrito Federal e nos municípios.

Alternativas
Comentários
  •  A urbanização, com sua demanda por investimento habitacional e de infraestrutura, além da transição demográfica e conseqüente envelhecimento da população que obrigou a investimentos crescentes na previdência social, afetaram a poupança interna.

    Nas duas últimas décadas (80 e 90), as taxas foram preocupantes, com tendência declinante, saindo de 27% do PIB no final dos anos 80 para 14% do PIB em 1999. O mesmo ocorrendo com a taxa de investimentos, que caiu de 24% do PIB em 1981 para 19% na década de 90.

    As despesas primárias do governo federal, dos estados e municípios mais que triplicaram no século, passando de 10% do PIB em 1900 para 36% do PIB em 1999. Destacam-se aí os aumentos significativos das despesas com previdência social e dos estados e municípios, que refletem os avanços do estado do bem-estar social por um lado, e do federalismo, por outro.

  • O examinador deixa uma importante dica no começo da pergunta. Ele explicita que: "O resultado fiscal do setor público foi deficitário, o que resultou no aumento da dívida pública em termos de percentual do PIB" portanto, se na década de 90 houve um aumento do déficit, dificilmente a dívida dos estados estaria estabilizada naquele momento.

  • Errado!

    Note no gráfico no final da aula teórica, na curva laranja, que a dívida líquida do setor público brasileiro aumenta muito a partir de 1995, superando em muito a redução que se tinha conseguido nos anos anteriores.

    E aquela “explosão” não se dá apenas por “culpa” do governo federal, claro.

    De fato, a dívida líquida do governo federal em percentual do PIB se elevou durante os anos 1990.

    Este percentual saiu de 16,9% em 1990, caiu para menos de 10% em 1993 e se elevou significativamente para mais de 28% no final da década.

    O que ocorre é que a dívida dos estados, Distrito Federal e municípios também se elevou consideravelmente no período.

    O valor, que representava 6,6% do PIB em 1990 chegou a 15% em 2000.

     Ou seja, a dívida líquida somada de estados e municípios mais do que dobrou no período em percentual do PIB

     

    Resposta: E

  •  resultado fiscal do setor público foi deficitário...só poderia ser referente a impostos

    ele fala exatamente a mesma coisa do enunciado, mas ao contrário.rs

  • Década 1990 --> 1994 Plano Real ---> PDRAE/1995 (FHC e Ministro Bresser Pereira) --> Estado deixa de provedor e passa ser regulador, privatizando alguns serviços etc.

    Bons estudos.